Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, afirmou nesta quinta-feira, 25, que o governo do Tocantins está focado na redução de custos da administração estadual para, sem prejudicar os servidores efetivos, ter mais recursos financeiros para as atividades fim. A declaração foi concedida em entrevista na sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Modernização da Gestão Pública (Seplan), onde foi realizado encontro com prefeitos tocantinenses sobre as ações do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS).

Para Eduardo Siqueira, a decisão do governo em reduzir 15% em despesas com pessoal nos cargos comissionados, além da não renovação de contratos temporários são ações imediatas para adequar as contas do Governo já em 2013. “O Governo, em um primeiro momento, tomou a decisão de colocar a cargo de cada secretário apontar e encontrar, dentro de suas estruturas administrativas, o desligamento, o fim dos contratos temporários que não serão renovados e a diminuição dos cargos de diretoria e assessoramento que são os DAS. O Comitê Gestor irá, agora, aplicar”, afirmou.

O secretário destacou também que a medida que visa reduzir os custos da máquina administrativa é positiva. “Isso valoriza o funcionalismo público efetivo e nos permite o chamamento de concursados”, disse. Para ele, a economia permitirá novas ações: “Vamos perseverar ainda mais em baixar o custo da administração para que haja mais dinheiro para as atividades fim”, declarou.

Eduardo Siqueira explicou ainda que, para avaliar as finanças dos estados, a Secretaria do Tesouro Nacional trabalha com quadrimestres e, a partir disso, esclareceu a medida do governo estadual: “Tivemos um impacto forte a partir do dia primeiro de maio por conta da database. Então os meses de maio, junho, julho e agosto são meses que nós temos que fazer um ajuste, porque eles refletirão no último quadrimestre. E é onde nós seremos avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional”, informou. (Com informações da ATN)