Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O músico mineiro radicado em São Paulo, Irineu de Palmira, está no Tocantins, nesta sexta-feira, 26, onde irá ministrar oficinas em Cristalândia, a 165 km de Palmas, e amanhã, sábado, dia 27, fará um show musical em Palmas, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis. Promovidos pela Secretaria de Educação e Cultura, ambos os eventos são gratuitos e abertos a comunidade.

As oficinas de Composição Musical e Música Popular Brasileira serão realizadas no Espaço Cultural de Cristalândia, em dois turnos, manhã e tarde. A oficina de Composição vai de 9h ao meio dia, e irá abordar a composição de canções populares, na junção de letra e música. Serão utilizados textos e poemas de autores conhecidos e locais. Buscando evidenciar o quanto as linguagens se complementam, a partir de uma musicalidade intrínseca do próprio texto.

No período da tarde, de 16h às 18h, a oficina será de Música Popular Brasileira. Nela, Irineu, com seu violão, fará uma espécie de show, em que irá executar canções de alguns dos maiores compositores populares brasileiros, que desde os anos 20, do século XX, ajudaram a formar o rico painel de nossa música. A cada canção o oficineiro irá narrar aspectos da vida dos compositores, histórias das canções, contextos históricos, sociais e ideológicos que contribuíram para tornar suas peças relevantes em nossa cultura.

Centenários Sonoros

No sábado, 27, a partir das 20h, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, Irineu de Palmira fará o show “Centenários Sonoros”, em que é feito um recorte da MPB, passando por alguns de seus expressivos compositores.

Como ainda seriam muitos para apenas uma noite de apresentação, em razão da importância de suas contribuições para nosso cenário cultural, considerou então, os centenários, que foram influentes em sua formação. Como Noel Rosa, que fez 100 anos em 2010, Adoniram Barbosa, em 2012, Assis Valente, em 2011, Cartola (2008), e assim por diante.

Irineu de Palmira

Músico, cantor, compositor e violonista, Irineu de Palmira é mineiro de Belo Horizonte. Iniciou suas atividades artísticas participando de vários festivais e eventos culturais em todo o estado de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Em 1979, convidado pelo empresário Fauzi Curan, mudou-se para São Paulo para integrar o elenco dos espetáculos de Oswaldo Sargentelli, onde apresentava um quadro próprio, dedicado à música popular brasileira. Com esse trabalho, realizou várias turnês pela Europa, Ásia e EUA. Ainda na década de 80, foi músico efetivo das casas Gallery, Viva Maria e Berimbau, onde dividiu o palco com Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Pery Ribeiro, Carmen Costa, entre outros.

Musicou obras para o teatro e televisão, com destaque para a peça “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, e a versão para TV de “O Grande Momento”, de Roberto Santos, direção de Nei Santanna, com Laura Cardoso e Flavio Guarnieri no elenco.  Como instrumentista, gravou os violões de todas as faixas do disco “Violas e Canções”, de Pena Branca e Xavantinho. Trabalho premiado, dentro e fora do Brasil.

Como compositor tem músicas gravadas por vários intérpretes, a exemplo de Jair Rodrigues e Luciana Mello (“Alma Negra”- que dá nome ao álbum do Jair), Biro do Cavaco, Grupo Katinguelê e André Mastro, entre outros.