Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O reitor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Márcio Silveira acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, prestaram nesta última quinta-feira, 8, esclarecimentos aos Conselheiros de Saúde Estaduais e a alguns representantes do Conselho Municipal de Saúde de  Araguaína quanto a Federalização da Fundação de Medicina Tropical (Funtrop) e o HDT – Hospital de Doenças Tropicais. Na ocasião foi apresentada a finalidade de cada órgão e as intenções da UFT após a federalização dos dois órgãos.

A Secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, ressaltou que hoje o Estado tem um gasto alto e uma capacidade de investimento baixa, não tem como investir em pesquisa em saúde. “Quando o recurso é curto a prioridade sempre será atendimento à saúde da população”. A intenção do Governo e manter a linha assistencial do Hospital, e ampliar as pesquisas da Fundação. “Vamos colocar no projeto de lei e no convênio com a Universidade a cláusula que se houver alteração no modelo assistencial do Hospital será revertida à doação”, afirma.

O reitor da UFT, Márcio Silveira falou para os conselheiros que com a federalização, não haverá mudança, mas maior aporte financeiro e de recursos humanos, pois a Universidade tem facilidades para apresentar e aprovar projetos junto ao Governo Federal. “A UFT deseja não só formar médicos que podem ficar no Tocantins, como também ajudar na melhoria da saúde da população”, disse ele.

O reitor disse ainda que a intenção da UFT e levar mais um curso de medicina para Araguaína e transformar o HDT em hospital universitário, que poderá ter 300 leitos, voltados para o tratamento de doenças tropicais conforme ele atende nos dias atuais. “Necessitamos de profissionais médicos com experiência nas áreas e agravos que acomete nossa população”, afirmou Márcio. 

A conselheira estadual da Saúde, Maria Alice de Araújo, relatou a federalização da Unitins e as vantagens que trouxe para a população do Estado após a Universidade Federal. “Não discutimos que será favorável à população, mas a forma que deve ser transparente, respeitando todo trabalho desenvolvido nestes órgãos até agora”, disse ela.

Na reunião do Conselho de Saúde foi acordado a realização de uma Audiência Pública em Araguaína para explicar para a população como será feita a doação e transição das duas entidades para UFT, incluindo a cessão dos funcionários pelo período de um ano.

Também estiveram presentes a vice-reitora da UFT, Isabel CristinaAuler Pereira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins - Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o presidente da Funtrop, Odelino  Oliveira Fonseca. (Ascom Sesau)