Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quatro feiras agropecuárias serão realizadas no interior do Estado durante este mês de agosto, conforme calendário divulgado pela Federação de Agricultura do Tocantins (Faet).  Com exposições de animais, palestras para produtores rurais, cursos de qualificação e shows, as exposições prometem movimentar a economia dos municípios e dar visibilidade à produção agrícola e pecuária de Fortaleza do Tabocão, Abreulândia, Figueirópolis e Dois Irmãos. No Tocantins são realizadas mais de 40 feiras em vários municípios de todas as regiões do Estado. Os eventos são realizados pelos sindicatos rurais de cada cidade e contam com o apoio financeiro do Governo do Estado.

A Expotabocão, no município de Fortaleza do Tabocão, a 153 km de Palmas, começou nesta quinta-feira, dia 08, e segue até o dia 15 de agosto, juntamente com a 34ª Festa do Senhor do Bonfim. O município de pouco mais de dois mil habitantes deverá ver sua população dobrar com a realização dos eventos, estima a organização da feira. São esperados 40 expositores, entre máquinas, implementos agrícolas e barracas de alimentação. A programação tem ainda shows com cantores nacionais, como Amado Batista e a dupla sertaneja Carlos e Jader, além de rodeios.

No município de Abreulândia, Centro-Oeste do Estado, a 178 km da Capital, a exposição está programada para começar no próximo dia 11 seguindo até dia 15 de agosto. Já em Figueirópolis, no Sul do Estado, a 278 km de Palmas, a 19ª edição da Exposição Agropecuária, que começa no dia 11 de agosto e segue até o dia 18, terá exposição de animais, shows e palestras voltadas aos produtores rurais. O sindicato prevê a participação de dez expositores e 30 mil visitantes.

A comunidade de Dois Irmãos, a 200 km de Palmas, acompanha o evento a partir do dia 24 de agosto até 1º de setembro, com exposição de máquinas e veículos, cavalgada, rodeio, leilões, palestras e shows. Serão 15 expositores e a expectativa é de que 20 mil pessoas passem pela feira no período.

Setembro

As exposições agropecuárias de Aliança e Peixe, ambas no Sul do Estado, previstas para este mês, foram adiadas e acontecerão no próximo mês, conforme informou representantes dos sindicatos rurais desses municípios. Outras dez exposições agropecuárias estão previstas para acontecer até o final do ano. (Com informações da Seagro)