Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O município de Colinas do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizará nos dias 22 e 23 de agosto, a etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Educação com o objetivo de avaliar e discutir as políticas públicas de educação em Colinas através da formação de um modelo capaz de contribuir com a elevação dos índices de aprendizagem dos estudantes das escolas da rede pública municipal.

Os participantes poderão discutir diversos temas entre os eixos selecionados na programação, sendo eles: Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

De acordo com a programação, o primeiro dia do evento inclui a Solenidade de Abertura da Etapa Municipal da 2ª Conferência Nacional de Educação, onde estarão presentes o presidente do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE/TO), Cicinato Mendes da Silva, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Odaléa Barbosa de Sousa Sarmento e o prefeito José Santana Neto. No segundo dia o evento terá prosseguimento com o a Aprovação do Regimento Interno da Conferência; Apresentação dos eixos norteadores que serão objeto das atividades dos grupos de trabalho, organizado conforme temática do PNE (Plano Nacional de Educação) e início das atividades dos Grupos Trabalho, organizado conforme temática do PNE. O tema da Conferência será: O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação- Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Participação.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Odaléa Sarmento, ressaltou suas expectativas quanto a importância da participação da comunidade na discussão e avaliação dos aspectos educacionais do município. “A conferência promete movimentar o cenário educacional no município e tem o intuito de inspirar a mobilização e a atenção dos educadores e da sociedade para estes temas tão importantes e que poderão auxiliar em melhorias que atendam seus anseios para uma educação de qualidade”, afirmou.

No encontro, vão ser eleitos delegados para representar Colinas na Conferência Estadual da Educação. No encontro estadual, vão ser eleitos os delegados para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília, em fevereiro de 2014.