Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau está apoiando os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE que iniciaram nesta semana a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O estudo é destinado aos moradores particulares de 49 municípios tocantinenses. A Pesquisa Nacional de Saúde será de abrangência nacional, de base domiciliar. A previsão é que seja realizada a cada cinco anos e que os primeiros resultados sejam divulgados a partir de julho de 2014.

Nesta pesquisa além da aplicação do questionário, um morador maior de idade do domicílio será selecionado aleatoriamente e passará por medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência de cintura) e de pressão arterial. Em outra etapa da pesquisa, 25% das áreas visitadas, esse mesmo morador também realizará exames laboratoriais de urina e de sangue.

Na coleta de informações para a pesquisa será necessário a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, que facilitará a localização a o acesso as residências selecionadas por meio do apoio a ser prestado pelos Agentes Comunitários de Saúde. Esse apoio é essencial para superar as possíveis barreiras encontradas pelos Agentes de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no que se refere a executar procedimentos de medidas corporais nos moradores selecionados.

Treinamento dos profissionais

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau realizou, juntamente com o IBGE, o Treinamento Unificado da Pesquisa Nacional que aconteceu de 12 a 16 de agosto. Participaram do treinamento 25 agentes de pesquisa e 07 supervisores das agências do IBGE de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Tocantinópolis.

Municípios que farão parte da Pesquisa Nacional de Saúde no Estado do Tocantins  por Agência do IBGE:

Agência de Araguaína: Araguaína, Babaçulância, Barra do Outro, Campos Lindos, Filadélfia, Wanderlândia, Xambioá.

Agência de Araguatins: Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Esperantina, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins.

Agência de Colinas do Tocantins: Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Colinas do Tocantins, Couto Magalhães, Nova Olinda.

Agência de Dianópolis: Natividade, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

Agência de Gurupi: Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Sandolândia, Sucupira, Talismã.

Agência de Miracema do Tocantins: Guaraí, Lizarda, Miracema do Tocantins, Pedro Afonso,  Rio Sono.

Agência de Palmas: Palmas

Agência de Paraíso do Tocantins: Caseara, Dois Irmãos do Tocantins,  Marianópolis do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pium, Pugmil.

Agência de Porto Nacional: Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional.

Agência de Tocantinópolis: Santa Terezinha do Tocantins, Tocantinópolis.