Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o resultado da Operação de Combate ao Narcotráfico (OTENARCO) realizada no Estado entre os dias 18 à 22 de agosto de 2013. Esta operação foi dividida em dois momentos distintos: 1º parte teórica com palestras e estudos, com  participação  de  2  (dois)  agentes  da  DEA  (Drug  Enforcement  Administration),  agência governamental dos Estados Unidos para a repressão e controle de narcóticos, subordinada ao Departamento de Justiça dos EUA e a segunda parte pratica com ações no norte, centro e sul do Estado.

A Operação de Enfrentamento ao Narcotráfico no Tocantins foi coordenada pela Divisão de Combate ao Crime (DCC), em conjunto com o Núcleo de Policiamento e Fiscalização do Tocantins (NPF/TO). Participaram da operação 32 Policiais Rodoviários Federais, 3 Policiais Militares do Estado do Tocantins, 1 Delegado e um Agente da Polícia Civil do Estado do Tocantins além de um servidor do Tribunal de Justiça/TO, outro do Ministério Público/TO e 2 agentes da DEA.

No Balanço geral da Operação 16 pessoas foram  detidas, foram apreendidos 37,55 kg de maconha, 763 g de cocaína, 309 comprimidos de Anfetaminas, um revólver calibre 38, além de 343 munições, 40 mil pacotes de cigarros contrabandeados, sete veículos e ainda R$ 15 mil em mercadorias. Foram lavrados 25 autos de infração.

Ocorrências                      

No dia 18 de agosto  em Guaraí, às 15h, na BR 153, foi detido J. C. S., passageiro de um veículo VW/Gol, cor branca,  devido constar mandado de prisão em aberto em seu desfavor.  O Mandado foi expedido pela 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ocorrência encaminhada à Polícia Civil local.

Também foi detido T. R. S., condutor de um veículo Volvo/ FH 440 6X2T, que deslocava sentido Colinas/TO. O condutor dirigia de forma perigosa e após busca no interior  do  veículo  foram  encontrados 109  comprimidos  de  substância  análoga  a  anfetamina.O  conduzido  foi  autuado  pela  prática  do  delito tipificado no art. 306, CTB c/c art. 33, da Lei n. 11.343/06. As ocorrências foram em vários municípios do Tocantins. (Com dados e informações da PRF)