Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A Prefeitura de  Palmas, através da  Defesa Civil Municipal e com  orientação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, realizará  um Simulado de Preparação para Desastres,  no dia 21 de setembro, das 16 às 17h30, no Setor Bela Vista, região Sul da Capital. 

A execução do simulado tem  como  objetivo  garantir que todos os órgãos envolvidos  saibam  o momento em que um desastre pode acontecer e como atuarem juntos  para reduzir seus danos.

O Plano para Evacuação de Área de Risco foi apresentado  em reunião na tarde desta quarta-feira, 28, na  sede da Defesa Civil Municipal a todos os órgãos envolvidos.

Todas as ações do plano para evacuação da área de risco  serão descritas no Simulado de Preparação para Desastres, onde a comunidade atingida saberá agir no momento de um alerta e de um alarme horas antes de um desastre e como se preparar  numa situação de emergência e como serão levados para o abrigo provisório.

O Simulado de Preparação para Desastres será realizado no Setor Bela Vista onde haverá desocupação de uma  área de risco que envolve 420 casas  com  aproximadamente 60 moradores e  terá como abrigo a Escola Sávia Fernandes Jácome.

Durante a reunião o Superintendente da Defesa Civil Municipal, Marcelo Pereira Lima, apresentou o cenário onde será realizado o simulado, área inundada, rotas de fuga, posto de comando, ponto de encontro e abrigo provisório.

De acordo com o Chefe da Divisão de Prevenção e Mitigação de Desastres, Carlos Rogério Pereira Lima, os moradores serão capacitados por meio de  oficinas antes da execução do plano de evacuação  e receberão acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais durante o simulado. “Queremos garantir a segurança e a proteção da comunidade durante o simulado”, disse.

Oficinas

De 16 a 20 de setembro serão ministradas oficinas no auditório do Quartel do Comando Geral, pela Defesa Civil Estadual. No dia 16 de setembro haverá a leitura final  do plano com a confirmação das ações a serem executadas,  na sede da Defesa Civil municipal.  

Órgãos envolvidos

O Simulado de Preparação para Desastres terá a participação do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Guarda Metropolitana, Samu, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito,  Sesc/Senac – Mesa Brasil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Saúde.