Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Municípios Tocantinenses vão assinar Ato de Pactuação Coletiva com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite - do Governo Federal, no dia 18 de setembro, às 14 horas, com a presença da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes. 

O Termo de Adesão Municipal será assinado pelos prefeitos no Auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), à Avenida Teotônio Segurado, Centro, Palmas. 

Participação

O evento, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com a ATM, contará também com a presença do Governador do Estado, primeiras damas, secretários de Ação Social, Saúde, Educação e Infraestrutura dos municípios, bem como do Estado, Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude, além da sociedade civil organizada. 

“Será um grande ato de civilidade com a união de todos para a melhoria da qualidade de vida de toda a população”, destaca Leonardo Sette Cintra, presidente da ATM 

O Plano

O Plano Viver sem Limitepropõe o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo Brasil, através de emenda constitucional. 

Governo Federal, Estados e Municípios devem se comprometer, por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade. 

“A intenção é que o plano se realize plenamente na vida das comunidades, através de ações concretas e articuladas com todas as esferas de poder, promovendo o acesso aos direitos já conquistados”, explica Antônio José Ferreira, Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Presidência da República. 

Das obrigações

Cada ente (Município, Estado e Governo Federal) envolvido possui atribuições específicas que devem se articular com os demais, para a produção de ações e políticas públicas que garantam os benefícios preconizados no Plano Viver sem Limite.

Para conferir as obrigações que cabem aos Municípios, clique aqui

http://atm.xhd.com.br/site/admin/arquivos/documentos/20130902-114518_2979.pdf

http://www.atm-to.org.br/site/noticia.asp?id=2515