A Brigada de Combate a Incêndios de Palmas encerrou na noite desta terça-feira, 03, por volta de 23 horas, a contenção a um incêndio de grandes proporções na área rural do São João até a Serra de Taquaruçu, próximo a fazenda Palmeira.
O combate ao fogo durou cerca de 30 horas de atividades com a participação total de aproximadamente 30 brigadistas do Município e do Estado.
A operação teve início na última segunda-feira, 02, onde foram empregados 21 brigadistas no combate ao fogo e se estendeu até a terça-feira, 03, com reforço de mais 16 brigadistas.
O combate as chama se estendeu ao período noturno, devido às condições climáticas mais favoráveis. “Durante a noite as condições climáticas favorecem o trabalho de debelação do fogo”, é o que afirma Marcelo Lima, superintendente da Defesa Civil de Palmas.
Ainda de acordo com o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Marcelo Pereira Lima, o órgão recebeu a informação de que o proprietário de uma fazenda na região provocou a queimada. “Estamos checando essas informações e caso seja comprovado que houve incêndio criminoso o órgão ira autuar e aplicar as sanções cabíveis”, ressaltou.
Na operação foram usados bombas costais e caminhões de apoio para combater o fogo, bem como foi realizado aceiros para evitar a propagação do fogo para outras áreas. (Secom Palmas)