Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Para o governador, os parques vão gerar emprego e renda para os pescadores Para o governador, os parques vão gerar emprego e renda para os pescadores

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, ao lado do governador Siqueira Campos, assinou o edital para implantação dos Parques Aquícolas no lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em solenidade realizada no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. Os dois editais de licitação já estão publicados no Diário Oficial da União.  Na ocasião, foi assinado, ainda, um termo de cooperação técnica entre o Ministério e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) para capacitar futuros produtores de pescado tocantinenses.

Na prática, os editais visam a seleção de produtores ou empresas para receberem o direito de uso das águas do lago da UHE Lajeado, de maneira onerosa ou não. A modalidade com custo para o uso das águas é destinada a produtores individuais ou empresas. Já a modalidade não onerosa é destinada a associações e colônias de pescadores.

Para o governador Siqueira Campos, os parques vão representar mudanças para toda a sociedade, principalmente para quem depende dos peixes do lago para tirar o sustento. “É sem dúvida o maior progresso que já tivemos nesta área e muda não só em termos de hábitos alimentares, mas melhora as vidas das pessoas, dá mais emprego, gera renda e desenvolvimento para todos”, completou.

Durante o evento, o ministro Marcelo Crivella destacou o potencial produtivo do Tocantins e frisou que as medidas são apenas o primeiro passo para um crescimento ainda maior que poderá acontecer no setor produtivo do pescado tocantinense. O Tocantins conta hoje com aproximadamente mil produtores de peixes, nove empresas produtoras de alevinos e três de pescado em um setor que gera mais de sete mil empregos diretos e indiretos. “Com estes parques hoje, estamos tornando o Tocantins muito mais Tocantins e isso graças aos esforços do governador Siqueira Campos”, destacou.

Bancada federal

Presentes na solenidade, os representantes do Tocantins no Congresso Federal destacaram a importância do desenvolvimento da piscicultura nas águas do lago da Usina de Lajeado. Para a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), a publicação dos editais para uso dos parques aquícolas era aguardado há muito tempo. “Nós esperávamos esta autorização há mais de 12 anos. Durante todo este tempo, nós sempre fomos muito bem tratados, mas não havíamos tido o resultado esperado que temos hoje”, explicou.

Já o deputado federal César Halum comemorou a autorização para as atividades nos parques e frisou a importância do esforço conjunto para se chegar ao resultado de hoje. “Este é o resultado de um esforço de toda a bancada do Tocantins no Congresso. Foi um projeto coletivo”, completou.

Presenças

Além do governador Siqueira Campos e do ministro Marcelo Crivella, estiveram na solenidade desta tarde a senadora Kátia Abreu, os deputados federais César Halum, Nilmar Ruiz, Dorinha Seabra Rezende e Ângelo Agnolin, os deputados estaduais Osires Damaso e Carlão da Saneatins, além do secretariado, presidentes de autarquias, representantes do MPA e autoridades militares. (ATN)