O Movimento Pró-BR-010 vai se reunir nesta sexta-feira, dia 6, para avaliar as promessas de órgãos federais de que construir a BR-010. A organização popular esclarece que a incorporação da rodovia ao PAC-2 é considerada como “fato certo” por autoridades do Estado e de Brasília, mas nada visto no papel. Outra garantia de recursos vem por meio de uma emenda da bancada federal do Estado junto ao Orçamento Geral da União. Essa dotação, mesmo depois de aprovada não possui garantia de liberação, a não ser que o projeto de lei do Orçamento Impositivo seja realmente aprovado no Congresso Nacional.
Diante disso, o grupo espera a confirmação das promessas e, em caso negativo, voltará às mobilizações e às visitas nas cidades que receberão a BR, as quais ainda não foram mobilizadas. E mesmo se os primeiros objetivos já tenham sido alcançados, ou seja, a garantia de recursos para a obra, certamente continuaremos a fiscalizar até o término da construção, pois não se quer que a obra seja paralisada como foi no passado em função de indícios de falcatruas.
O movimento ressalta a importância da adesão de todos os municípios que serão beneficiados, bem como a gestão dos seus representantes no executivo e legislativo, perante a bancada federal em Brasília/DF, para que ela não deixe de reivindicar a manutenção dos compromissos junto ao Dnit Nacional, ao Ministério dos Transportes e até mesmo à presidenta Dilma. O movimento lembra que a reunião desta sexta-feira será às 15 horas, na Assembleia Legislativa.