Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A população rural da região sudeste do Tocantins, que sofre com o período de estiagem, já está recebendo água potável e tambores para armazenamento da ação emergencial realizada pelo governo do Estado. Ao todo, 40 caminhões-pipa percorrem os 27 municípios da região, beneficiando cerca de 57 mil pessoas.

É o caso do agricultor Miguel de Cândida, 56 anos, morador do Assentamento Santa Cruz, no município de Almas, a 276 quilômetros da Capital. Seo Miguel conta que a chegada da água vem contribuir para amenizar as dificuldades do dia a dia. “A seca este ano está castigando e toda ajuda é bem vinda. Agradeço ao Governo por mandar essa ajuda para a gente que sofre tanto aqui nesse sertão. Essa água vai ser usada pra muita coisa, inclusive pra manter minha rocinha”, comemora.

Também no Assentamento Santa Cruz, a agricultora Lauracy Valadares recebeu um tambor para armazenamento de mais 200 litros de água potável e disse que o auxílio chegou em boa hora.  “Receber essa água é como receber uma benção, pois vai ajudar bastante, inclusive para manter minhas criações viva a e garantir uma alimentação melhor”, afirma.

A distribuição de água potável e tambores para armazenamento faz parte da operação Caminhão Pipa, uma ação promovida pelo governo do Estado para promover e garantir o abastecimento de água a famílias da zona rural da região sudeste do Tocantins.

De acordo com o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, a operação é uma medida emergencial para diminuir os impactos causados pelo período de estiagem junto à população rural do sudeste tocantinense. “Como o programa Tocantins sem Sede possui uma série de etapas a serem cumpridas antes do seu efetivo funcionamento, o governo promove esta ação para atender as famílias que sofrem com a escassez de água”, explica.

O coordenador de Mobilização Social da ATS, Uvelton dos Santos, explica que o abastecimento das famílias continuará enquanto houver seca. "Não temos data para término dos trabalhos. A ordem é que enquanto estivermos no período de estiagem, a distribuição continue", explica.

A operação é realizada em parceria com as prefeituras, com a participação direta da Defesa Civil e apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O investimento do governo é de R$ 1 milhão. Cerca de 57 mil pessoas estão são beneficiadas com água potável, por meio de distribuição de mais de mil galões para armazenamento.

Beneficiários

Ao todo 27 municípios da região sudeste devem receber as cisternas de polietileno. A escolha das localidades baseou-se na situação histórica de seca vivenciada pela população local, que sofre com a escassez de água durante o período de estiagem. Dessa forma, o Tocantins Sem sede estará presente nos seguintes municípios: Palmeirópolis, Jaú do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Paranã, Arraias, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Rio da Conceição, Natividade, Chapada da Natividade, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama do Tocantins, Silvanópolis, Ipueiras, Brejinho de Nazaré e Monte do Carmo. (Ascom)