Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Nilmar Ruiz (PEN), durante reunião da Bancada do Norte do país, recebeu do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma grande notícia para o Tocantins. O ministro garantiu a Nilmar que o Governo Federal fará em Palmas um Hospital Universitário.

“A garantia do ministro Alexandre Padilha da construção do Hospital Universitário em Palmas é uma grande notícia para a melhoria da saúde no Tocantins. O Hospital Universitário será mais uma estrutura importante de atendimento para a população e que vai capacitar cada vez mais médicos para o nosso Estado”, disse Nilmar.

Durante o encontro com Nilmar, o ministro Alexandre Padilha confirmou que além do aumento do número de médicos atendendo no Estado, com o programa Mais Médicos, o Governo Federal está liberando recursos para melhorar a estrutura física das unidades de saúde nos municípios tocantinenses. 

O ministro também disse a Nilmar que haverá a expansão do número de vagas para cursos de medicina e residência médica na região Norte do país. Hoje existem no Brasil 700 mil candidatos para cursos de medicina e apenas 16 mil vagas.

 Custeio

Nilmar falou ao ministro da grande dificuldade pelo qual os municípios do Estado passam para arcar com o custeio da saúde nas cidades. O ministro falou que está sendo criado um programa específico para custeio e que a grande mudança virá quando parte das emendas parlamentares forem destinadas exclusivamente para o custeio da saúde pública no país.

 Mais Médicos

Nilmar lembrou ao ministro Padilha da experiência do Tocantins com os médicos cubanos, que atuaram no Estado durante anos. Na época tinham 200 médicos cubanos atuando no Tocantins e neste período a cobertura do Programa de Saúde da Família tinha uma cobertura de 75% da população.