Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Incentivar à arte da dança em Palmas é um dos objetivos da I Mostra Contágius de Dançaque acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Teatro Sesc Palmas, e tem a Fundação Cultural de Palmas como parceira.

Realizada pela Contágius – Arte em Movimento, a Mostra contará com a apresentação de coreografias de companhias convidadas, oficinas, palestras e a apresentação do premiado espetáculo Ritos e Rituais – uma trilha pelo Araguaia e Tocantins, que fechará a programação do evento, no dia 15, às 20 horas.

A abertura oficial da I Mostra Contágius de Dança, acontece na sexta-feira, 13, às 14 horas, com a palestra ‘Nada é por acaso’, do professor, coreógrafo e produtor dirigente da Dance & Concept, FIH2 e Brasil Tap Jazz, Octávio Nassur.

Em seguida, o público poderá conferir, às 14h40, a palestra ‘Políticas Públicas para a Dança’, com o coordenador de Dança da Funarte (Fundação Nacional de Arte), Fabiano Carneiro.

Ainda na sexta, as companhias convidadas apresentam suas coreografias a partir das 20 horas, no Teatro Sesc Palmas. No total serão oito coreografias, entre estas da Cia. de Dança Anne Frank, Estilo Brutal Crew, Nosso Estilo, Grupo de Dança SEAC/ Colégio Marista, Sombras do Hip Hop, Balé Popular do Tocantins Cia. de Dança Cristiane Freire e o solo do bailarino Lucas Kzan. 

“Pensamos a realização desta mostra como forma de atender uma grande demanda já existente e atuante em nossa cidade, que é a arte da dança. Um dos nossos objetivos é torná-la um evento tradicional no calendário turístico e cultural da cidade, a exemplo de outras experiências bem sucedidas em outras localidades do País”, destacou a presidente da Associação Contágius Cia. de Dança e Teatro, Regina Reis.

A I Mostra Contágius de Dança conta com o apoio da Funarte, Fundação Cultural de Palmas, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Sesc Tocantins, e Capézio – a favorita do mundo.

Oficinas

As inscrições já estão abertas para participação nas oficinas de Danças Urbanas, com Otávio Nassur, Ballet Clássico, Jazz Dance e Dança do Ventre. Com exceção da oficina de Otávio Nassur, que inicia na sexta-feira, 13, às 8 horas, as demais oficinas serão realizadas nos dias 14 e 15. 

Para efetivar inscrição nas oficinas os interessados devem acessar a página www.ciacontagius.blogspot.com.br. As vagas são limitadas.

Confira a programação

Dia 13/08 – Sexta-feira

14 horas – Abertura oficial com a palestra ‘Nada é por acaso’ com Octávio Nassur

14h40 até 15h20 – Palestra ‘Políticas Públicas para a Dança’ com o Coordenador de Dança da FUNARTE Fabiano Carneiro - Local: Teatro SESC Palmas

20 horas – Apresentações das Cias. Convidadas

Dia14/08 – Sábado

20 horas – Apresentações da Contágius – Escola de Dança

Dia 15/08 – Domingo

20 horas – Apresentação do espetáculo “Ritos e Rituais – uma trilha pelo Araguaia e Tocantins” pela Contágius – Cia. de Dança e Teatro

Oficinas

Dia 13/08 – Sexta-feira

Das 8 às 12 horas – Danças Urbanas com Octávio Nassur

Dia14/08 – Sábado

Das 8 às 10 horas – Ballet Clássico – Profª Liu Moreira

Das 10 às 12 horas – Danças Urbanas – Octávio Nassur

Das 14 às 16 horas – Danças Urbanas – Octávio Nassur

Das 16 às 18 horas – Jazz Dance – Profº Jefferson Marques

Das 14 às 15h30 – Dança do Ventre – Profª Camila Ramos

Dia 15/08 – Domingo

Das 8 às 10h – Ballet Clássico – Profª Liu Moreira

Das 10 às 12h – Danças Urbanas – Octávio Nassur

Das 14 às 16h – Danças Urbanas – Octávio Nassur

Das 16 às 18h – Jazz Dance – Profº Jefferson Marques

Das 14 às 15h30m – Dança do Ventre – Profª Camila Ramos