Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital de Referência de Portal Nacional – HRPN realiza neste sábado, 14, o 1º Mutirão com Laqueadura Moderna em Porto Nacional usando o método de ultima geração “Essure”. Vinte mulheres serão beneficiadas. Essa ação faz parte do Programa de Planejamento Familiar desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com município de Porto Nacional.

A ação acontecerá no Hospital em dois horários: dez pacientes serão atendidas às 7h e outras dez, às 10h da manhã. Segundo o médico Valdir Francisco Odorizzi, que vai realizar os procedimentos no Hospital, “esse é um dos métodos mais eficazes de contracepção hoje no mercado, além de oferecer menos risco para a paciente, já que não é um procedimento cirúrgico”
explicou.

A Sesau já oferta este procedimento em Palmas deste o dia oito de março deste ano, onde já foram beneficiadas 129 mulheres. De acordo com a enfermeira e articuladora do método Essure, Mônica Araújo, o procedimento tem muitas vantagens como: não exige anestesia geral; é feito sem cortes; o tempo de recuperação é curto e o procedimento pode ser realizado em apenas 10 minutos.

Método

Essure é um dispositivo que consiste em um microimplante macio e flexível, de apenas quatro centímetros, em titânio e níquel (materiais que apresentam excelente compatibilidade com o organismo) que, introduzido pela vagina através de um equipamento extremamente fino (Histeroscópio), é colocado em cada uma das tubas uterinas, sem cortes (e por isso não necessita anestesia), sem liberação de hormônios, sem internação e sem a necessidade de afastamento das atividades diárias.

O método 'Essure' é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nas semanas que seguem ao procedimento, o corpo e os microimplantes trabalham juntos para formar uma barreira natural que impede o espermatozóide de alcançar o óvulo. Por esse motivo, durante os três primeiros meses, a paciente deve continuar a usar outra forma de contracepção. Após este período, é realizada uma radiografia simples da pelve e, confirmada a oclusão, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo.
 (Ascom)