Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governador Siqueira Campos receberá neste sábado, 14, os profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que vão trabalhar no interior do Tocantins. Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), são 18 médicos cubanos e um brasileiro formado no exterior. Eles serão recepcionados no Palácio Araguaia, em Palmas, às 10 horas.

De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, Vanda Paiva, os médicos estrangeiros que chegam neste sábado ao Estado vão reforçar o trabalho de saúde realizado pelos médicos que já trabalham no Tocantins.

A chegada dos profissionais estrangeiros, a maioria de Cuba, faz parte do programa do governo federal que tem o objetivo de promover a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme informações do Ministério da Saúde, o programa Mais Médicos é parte dessa estratégia de melhoria no atendimento que prevê, também, mais investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde.

Modelo tocantinense

A chegada dos profissionais estrangeiros no Tocantins, a maioria de Cuba, faz parte do programa do governo federal em todo o País, contudo, não é novidade para os tocantinenses. No final dos anos 1990, profissionais cubanos desembarcaram no Estado para atender a população do interior. Na época, os médicos chegaram ao Tocantins depois de um acordo entre o governo de Fidel Castro e o então Governador do Estado, Siqueira Campos, para beneficiar o sistema de saúde tocantinense.

Agora, a expectativa é que, da mesma forma que entre 1998 e 2005, a acesso ao atendimento de saúde seja ampliado para a população do interior do Estado.(ATN)