Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Novo projeto da Catedral de Palmas foi apresentado ao governador pelo arcebispo de Palmas

Novo projeto da Catedral de Palmas foi apresentado ao governador pelo arcebispo de Palmas Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara Novo projeto da Catedral de Palmas foi apresentado ao governador pelo arcebispo de Palmas Novo projeto da Catedral de Palmas foi apresentado ao governador pelo arcebispo de Palmas

O arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, apresentou nesta segunda-feira, 16, ao governador Siqueira Campos e autoridades estaduais, o novo projeto para a Catedral Diocesana de Palmas. Conforme o projeto, a catedral terá capacidade para 900 pessoas sentadas e uma área construída de 8.692 m².

A estrutura contará com dois subsolos, térreo e quatro pavimentos para celebração das missas e realização de eventos, além de abrigar toda a estrutura administrativa da cúria. A ideia, conforme o arcebispo da capital, é usar o exemplo dado pelo governador ao concentrar todas as secretarias e os demais Poderes estaduais em um só local. 

Para o governador Siqueira Campos, o projeto é satisfatório. "Já foram apresentados outros projetos, mas o arcebispo está de parabéns. Este é o melhor projeto que nós tivemos”, frisou. 

Sobre o projeto

A obra está orçada em R$ 17 milhões e tem previsão de conclusão em até nove anos. O projeto contempla um sistema de iluminação natural que gerará uma economia de energia elétrica, além de uma rampa lateral para garantir a acessibilidade de todas as pessoas ao átrio central da estrutura. Nos subsolos ficarão instalados um auditório para 200 pessoas e uma capela com capacidade para 60 fiéis. “A capela servirá para pequenas missas, durante a semana”, explicou padre Eduardo Zanon, pároco da catedral de Palmas. 

Durante a apresentação do projeto ao governador, ele mostrou com ilustrações da planta baixa e imagens 3D demonstraram como deverá ficar a igreja. A nova matriz será construída em formato de tenda e terá uma escadaria frontal de quatro metros de altura. “A escadaria representa o esforço do homem em conseguir falar a Deus. As tendas eram usadas pelos fiéis para fazer suas orações”, explicou.

A ideia é aproveitar a estrutura já construída e complementá-la com as obras da nova estrutura no local. Com relação a interferência no urbanismo da praça, dom Pedro frisou que o relevo do local propicia uma relação de harmonia entre a estrutura da igreja e do centro do Poder Executivo. “Nossos estudos apontaram que existe uma diferença de 20 m na altitude do Palácio em relação ao local da catedral. A arquitetura da catedral não atrapalhará em nada a vista do Palácio Araguaia”, completou.

Participação

Também estiveram presentes no encontro com o governador Siqueira Campos, a primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso;  o vice-presidente Osires Damaso; a presidente o Tribunal de Justiça do Estado (TJ), Ângela Prudente; a procuradora geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Amaral; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Wagner Praxedes; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jacqueline Adorno; o coordenador o núcleo das comarcas do Estado, Océlio Nobre, além do deputado estadual Carlão da Saneatins. (ATN)