Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Governo do Estado apresentou, nesta segunda-feira, 16, as potencialidades do Tocantins à Embaixada do Brasil na Rússia. Liderada pelo vice-governador, João Oliveira, a comitiva do Tocantins foi recebida pelo embaixador do Brasil na Rússia, Fernando de Mello Barreto. Na reunião, a delegação tocantinense, além de apresentar o Estado, pediu apoio para a prospecção de novos negócios para os produtos tocantinenses naquele país. O objetivo do Estado na Rússia, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, é alavancar as potencialidades do Tocantins.  

A comitiva do Tocantins é integrada por membros do governo e empresários exportadores do Estado, por representantes do governo federal e da Prefeitura de Pedro Afonso, cidade polo de produção de grãos. Na capital da Rússia, a comitiva destacou as vantagens competitivas do Tocantins e o forte crescimento apresentado por sua economia.  

Ao embaixador, foi apresentado o sistema logístico do Estado, cuja principal característica é a sua multimodalidade. Os tocantinenses apresentaram a ampla malha rodoviária pavimentada, além da BR-153, a ferrovia Norte-Sul e as hidrovias, aliadas as avançadas obras do Porto Fluvial de Praia Norte e do Terminal de Cargas do Aeroporto de Palmas colocam o Tocantins numa condição privilegiada. Além disso, o Tocantins detém uma das maiores taxas de crescimento econômico do Brasil, com o incremento médio do PIB de cerca de 8% ao ano, contra 2% do país nos última década. 

O vice-governador João Oliveira reafirmou o papel do governo do Estado como parceiro e facilitador dos setores produtivos do estado. "O Governo do Estado do Tocantins tem feito e fará tudo que for necessário para inserir os produtos tocantinenses no mercado nacional e global. Exemplo disso são as obras do Porto de Praia Norte para o escoamento dos nossos produtos pelo norte do Brasil. Esse tem sido o lema e a filosofia de trabalho do governador Siqueira Campos", destacou o vice-governador. 

O empresário José João Stival, representante da Cooperfrigu e presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Carne (Abrafrigo), destacou ao embaixador a importância da cooperação dos diversos atores para o sucesso tocantinense no mercado externo. "O que tem surtido efeito, e o que nos trará ainda mais êxito é esforço integrado do setor público com o setor privado. Desde o pequeno produtor, passando pelo empresário e pelo industriário, até o governo do estado, todos tem um papel fundamental para não só a chegada como também a aceitação, dos produtos tocantinesses nas prateleiras do mundo inteiro”, ressaltou o Stival. 

"O sistema logístico multimodal é único no Brasil. O governo do estado concluirá muito em breve as obras de acesso aos pátios de Palmas e Paraíso e as obras do Porto Fluvial de Praia Norte. Nossos produtores podem levar seus produtos por várias vias. As perspectivas de negócios no Tocantins são excelentes. Muito em breve teremos fábricas avançadas de bens de consumo durável se instalando no Tocantins" explanou o secretário da Industria e Comércio do Estado, Paulo Massuia.  

Receptividade

O embaixador Fernando de Mello Barreto reagiu positivamente ao pleito da Comitiva do Tocantins. Para ele, o Estado se mostra ao Brasil cada vez mais como uma grata surpresa. “O Estado tem todas as vantagens desejáveis para o investidor internacional, além de representantes do governo e da classe empresarial muito preparados e eficientes. A embaixada será uma forte parceira para que a produção tocantinenense ganhe o mercado russo em todos os setores", salientou o embaixador. 

A comitiva do Tocantins está na Rússia por determinação do governador Siqueira Campos em conjunto com empresários do estado para fomentar as exportações e prospectar novos negócios. Nessa semana acontece em Moscou a World Food Moscow 2013, feira de negócio de alimentos. A Rússia é hoje o maior importador de carne bovina do mundo e o segundo maior importador de alimentos em geral. O estado busca consolidar sua posição de grande exportador de carne e abrir mercado para sua produção de soja e de grãos e geral na Rússia. 

Compõem a comitiva do Tocantins o vice-governador João Oliveira, o empresário e ex-senador José João Stival, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o secretário da Indústria e Comércio Paulo Massuia, o secretário da agricultura Jaime Café, o presidente da Agência de Fomento, Rodrigo Alexandre, o superintendente federal do Ministério da Agricultura Jalbas Manduca, a chefe do serviço de inspeção do Ministério da Agricultura Adriana Floresta e o advogado Alex Siqueira Campos. (ATN)