Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

omeça nesta sexta-feira, 20, a 5ª Festa da Capim Dourado do Povoado do Mumbuca, em Mateiros, região do Jalapão.  O evento marca o início da coleta das hastes do capim dourado, entre 20 de setembro a 30 de novembro, período regulamentado pela portaria nº 362/07 do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins e subsidiadas pelos estudos da Pesquisa e Conservação do Cerrado - Pequi.

A programação começou ao meio dia desta sexta, com um almoço seguido de brincadeiras tradicionais com Santinha e as crianças, e às 16h uma visita ao campo. Durante estes dois dias a comemoração será diversificada, com a exposição Retrato de outros Brasis, roda de viola, no sábado, a partir das 5h da manhã, alvorada e cavalgada, apresentações e shows culturais.

Desde 2009, o Naturatins, por meio do PEJ – Parque Estadual do Jalapão apoia a festa anual da colheita do capim dourado, organizado pelo povoado Quilombola Mumbuca. Porém a tradicional festa da colheita do capim dourado acontece há muitos anos, mas era festejada somente entre os membros da comunidade, onde todos faziam brincadeiras de roda e fogueira. Segundo relatos da comunidade, quando o capim dourado estava pronto para ser colhido, todos iam para o campo montados a cavalo. (Com informações do Naturatins)