Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Veja os horários e quadras do rodízio

Veja os horários e quadras do rodízio Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Veja os horários e quadras do rodízio Veja os horários e quadras do rodízio

A Foz|Saneatins deu início hoje a um rodízio de abastecimento de água na região Centro-Norte de Palmas. A empresa explicou que o rodízio é  utilizado em casos de escassez do recurso natural, por ser um sistema de contingenciamento utilizado pelas empresas de saneamento quando há disponibilidade de água, porém com desequilíbrio temporário de captação e distribuição entre áreas atendidas. Já o racionamento é uma medida extrema e que limita o volume que pode ser consumido por família.

Conforme a empresa explicou ao Conexão Tocantins há uma diferença entre o rodízio e o racionamento que segundo a Saneatins não se resume a escolher o termo e sim às leis que regulam o setor de saneamento. “Racionamento é uma medida extrema na gestão dos recursos hídricos que limita o volume disponibilizado para consumo. Tratar a situação atual como racionamento é divulgar informação incorreta”, explicou a assessoria da empresa. A empresa reforçou a importância do engajamento da comunidade no uso racional da água para que a situação não se agrave.

O sistema vai abranger cerca de 30% dos moradores da área urbana da capital. Os horários de fornecimento e as quadras estão disponíveis no site www.fozsaneatins.com.br e na Central de Atendimento pelo telefone 0800 6440 195.  Uma campanha informativa na TV, rádio e jornais também explicita os horários de abastecimento de cada quadra.

Atendimento prioritário

Locais como escolas, unidades de saúde e delegacias, na área do rodízio, estão recebendo atendimento prioritário, com acompanhamento regular das equipes da empresa e recebendo água via caminhões pipas sempre que necessário.

Forte estiagem

Conforme a Saneatins, a implantação do rodízio é necessária pela forte estiagem que reduziu muito o volume de água disponível para a captação. Os córregos Água Fria e Brejo Comprido, que abastecem a região Centro-Norte estão com níveis bastante baixos no período de maior consumo, o que vem comprometendo a regularidade do abastecimento nas quadras da região.

Vivendo uma situação diferente está a região Sul, abastecida quase que totalmente pelo Ribeirão Taquaruçu, que ainda mantém vazão regular com boa capacidade de captação. Alegando dar mais equilíbrio a esse cenário e fazer com que a água continue chegando a todos, a Foz|Saneatins deu início hoje a um sistema de rodízio, alternando a distribuição entre as quadras do Centro-Norte do Plano Diretor. (Com informações e dados da Saneatins)