Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Brasil ganhou 5,3 milhões de internautas em 2012, segundo informa a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O destaque é o crescimento das pessoas conectadas no Norte e Nordeste, que ajudou o país a ter mais 6,8% de internautas no ano passado, chegando a 83 milhões, ou 42,1% da população à época. A pesquisa leva em conta quem acessou a internet até três meses antes do levantamento.

Entre as regiões, o Norte e Nordeste apresentaram altas superiores à média nacional. As duas regiões ganharam quase 2 milhões de novos usuários no ano passado, segundo o IBGE. NO Tocantins segundo os dados 23,7% das pessoas tem acesso à internet.

"Todas as regiões apresentaram crescimento no contingente de pessoas que acessaram a rede mundial de computadores em relação a 2011. O avanço do acesso à internet nas Regiões Norte (12,7%) e Nordeste (8,2%) foi maior que o da média nacional (6,8%). A Região Centro-Oeste foi a que teve o menor crescimento no contingente de internautas em 2012 (4,6%)", diz a pesquisa.

Em relação a 2008, a alta de brasileiros conectados chega a 21,5%, ou seja, incremento de 15 milhões de internautas, com média de cerca de 5% por ano.

Mesmo com o avanço, Norte e Nordeste ainda têm os menores índices de residências com computadores conectados à Internet: 23% e 25%, respectivamente, contra média nacional de 40%.

Os adolescentes seguem líderes em conectividade. Segundo a pesquisa, na faixa etária de 15 a 17 anos está a maior parcela de internautas brasileiros: 76,7% das pessoas nessa idade usam Internet. A média cai na medida em que cresce a idade, até chegar a 20,5% entre a população com mais de 50 anos. (Com informações do IBGE)