Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Apresentar suas manifestações culturais e difundir o patrimônio cultural imaterial, que constitui a cultura do Tocantins é a intenção do governo do Estado, que ao comemorar seus 25 anos, valoriza suas manifestações da cultura tradicional e popular com uma mostra de Suça, Catira e quadrilha junina. O evento ocorrerá neste domingo, 6, às 19h, na Concha Acústica montada na Praça dos Girassóis, em Palmas.

A apresentação contará com a dança da Suça ao som de tambores e a catira ao som de mãos e pés, que tem a participação da comunidade de Natividade. Haverá também a participação dos quadrilheiros Caipiras do Borocoxó, de Palmas, que foram os campeões do 9º Concurso Nacional de Quadrilha Junina realizado em julho, na capital.

“No grande palco de arte e cultura que se tornará a Praça dos Girassóis, neste final de semana, quando comemoramos os 25 anos do Estado do Tocantins, um pouco da cultura tradicional e popular não poderiam faltar. São justamente as apresentações de Suça e Catira que refletem a dimensão da cultura tocantinense”, destaca Juliane Almeida, coordenadora de arte e cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).