Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Apesar da realização do trabalho de conscientização da população, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN) de Colinas do Tocantins, o número de acidentes nas vias públicas da cidade, têm sido crescente, segundo informa o órgão. Esta semana, o Diretor do DEMTRAN, Kadú Faria apresentou estudo, que revela o aumento do número de acidentes entre 2011 e 2013.

Os horários de acidentes variam muito em Colinas, mas frequentemente ocorrem em horários de saída das pessoas de seus trabalhos (horário de almoço e término da rotina de trabalho), saída de crianças das escolas. Os principais acidentes em Colinas são de colisão (entre veículos ou com edificações) e em sua maioria na região central da cidade. Foi confirmado ainda que  carros e motos são os meios de maior incidência de acidentes. 

A grande parte dos condutores que se envolvem em acidentes onde o policiamento é chamado, possui habilitação. Na maior parte deles consta um numero elevado de feridos, que embora ocorram sem lesões em sua maioria, chama a atenção pelo número com vítimas.

O levantamento aponta ainda, que o total de acidentes em 2011 chegou a 144, em 2012 o número subiu para 170 acidentes de trânsito. A problemática se agrava nos dados do primeiro semestre de 2013, onde 103 acidentes já ocorreram. 

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Kadú Faria alerta a comunidade sobre a importância do respeito à sinalização e às normas de trânsito. “Apesar dos diversos trabalhos de conscientização e aplicação da sinalização horizontal e vertical nas ruas e avenidas da cidade, se não contarmos com a o esforço e conscientização dos pedestres, motoristas e ciclistas, não será possível o resultado de um trânsito seguro na cidade. Por isso, conclamo a comunidade a exercer mais consciência das suas responsabilidades em respeitar os sinais de trânsito, garantindo desta forma, um trânsito mais seguro para todos nós”, afirmou.