Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Sedecti – Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins, estão com inscrições abertas até o dia 25 de outubro para o Processo Seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Profissional Integrada à educação básica na modalidade educação de jovens e adultos. O curso será ofertado na modalidade EaD – Educação a Distância nos polos de Palmas, Gurupi, Palmeirópolis e Tocantinópolis. Ao todo são 100 vagas, sendo 25 para cada polo. 

Para concorrer, é preciso ter terceiro grau e ser servidor público do IFTO, ou das redes estadual e municipal de ensino. O candidato deve enviar a ficha de inscrição e a documentação necessária para o e- mail protocolo.gurupi@ifto.edu.br. O Edital completo pode ser conferido no site seletivos.ifto.edu.br. A seleção será feita mediante a análise de currículo e o resultado final será divulgado no dia 01 de novembro. 

Os candidatos selecionados e matriculados vão receber uma bolsa de R$ 135 mensais, pelo período de um ano. Para isso, é necessário ter frequência no curso igual ou superior a 75%. O curso tem carga horária de 360 horas e contempla atividades teóricas e práticas, individuais ou em grupos, e o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

UAB  

No Tocantins o sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil conta com 15 polos de EaD mantidos pela Sedecti. Os polos servem como apoio para a realização de atividades obrigatórias dos cursos que requerem a presença do aluno, como laboratórios, tutorias e avaliações. 

Com o objetivo de incentivar a formação de professores nas redes públicas, com oferta de licenciaturas para o exercício da função, o sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil visa ampliar e interiorizar o acesso ao ensino superior público e gratuito por meio de cursos de graduação a distância.