A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da empresa. Ela permite o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, concorrentes e o ambiente onde o produto ou serviço se encontra. Com o objetivo de auxiliar os empresários nesta análise, o Sebrae promove entre os dias 22 e 25 de outubro, das 19h às 23h, no auditório do Sebrae em Araguaína, o curso Análise de Mercado.
O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e os produtos se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. “Mercado-alvo não é aquele que você gostaria e sim aquele que pode consumir o seu produto. Geralmente, para segmentar um mercado é necessário ter um conhecimento mais abrangente, não somente qualitativo, mas também quantitativo do mesmo”, orienta o consultor Jader de Oliveira.
De acordo com o gerente do Núcleo Regional Norte Sebrae/TO, Francisco Ramos, a segmentação de mercado é um conjunto de clientes que tem necessidades e desejos em comum. Ao agrupar clientes semelhantes, você pode satisfazer suas necessidades específicas de forma mais eficaz. “Quanto mais recursos e opções esses clientes demandam, mais razões você tem para atendê-los em grupos e de forma diferenciada”, explicou. (Agência Sebrae)