Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Uma proposta inovadora, “Pensar a compreensão de Sistemas”, será tema do 9º Congresso Brasileiro de Sistemas, que acontecerá em Palmas, Tocantins, nos dias 22 a 24 de outubro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. O evento, promovido pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), por meio do Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental (Nudam) vai reunir cientistas, educadores, filósofos, políticos, estudantes e todos que se mostram preocupados com o crescimento organizado da nossa sociedade.

Esta será a primeira vez que o Tocantins recebe pesquisadores renomados do Brasil e do Mundo para discutir a abordagem sistêmica. Segundo a coordenadora do Nudam e presidente do comitê organizador do congresso, Profª Juliana Mariano, o interesse pela abordagem sistêmica e sua aplicação vem crescendo tanto nos meios científico e acadêmico, como também nos meios empresarial e governamental. Daí a importância da mais nova capital brasileira sediar o congresso.

“É fundamental realizarmos esse congresso no centro do País, uma região de fronteira e de muita inovação. O evento representa uma possibilidade, um estímulo para criar uma tradição, uma cultura de conhecimento técnico-científico aqui no Tocantins”, diz Juliana.

Durante três dias, além das conferências (as atividades nos dias 23 e 24 acontecerão durante todo o dia), o congresso proporcionará também a apresentação de trabalhos divididos em três sessões temáticas: Teorias, conceitos e metodologias sistêmicas que incluem cibernética, complexidade, modelagem e dinâmica de sistemas, terapia sistêmica, etc.; Gestão sistêmica de organizações, com administração, gerência, contabilidade, negócios, etc.; e Abordagem sistêmica em processos produtivos, com  sistemas de informação e tecnologia da informação, saúde, ecossistemas e degradação ambiental, agricultura, etc.

No Tocantins, o evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Governo do Estado, através da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; e parceiros. 

Palestrantes

Participarão do congresso, o Prof. Raul Espejo, britânico , especialista internacional em cibernética da organização; Profa. Kathia Laszlo, que vive na Califórnia eé diretora da especialização em Liderança de Sistemas Sustentáveis da Universidade Saybrook; Prof. Luiz Renato D’ Agostini, da Universidade Federal de Santa Catarina; Prof. Dante Pinheiro Martinelli, do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP; Prof. Sandro Luís Schlindwein; da Universidade Federal de Santa Catarina;  Profa. Maria José Esteves de Vasconcellos, especialista em Terapia Sistêmica de Família e de Casal e a Profa. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF.

Para obter mais informações sobre o evento é só acessar hotsite http://nonocbs.unitins.br

Programação do Evento

22 de outubro de 2013 (terça feira)
17h – 18h Credenciamento e entrega dos materiais
18h Solenidade de abertura
19h Conferência de abertura: Aprendendo a agir sistemicamente
Conferencista: Prof. Raul Espejo
20h:30mn Coquetel de abertura

23 de outubro de 2013 (quarta feira)
08h30min Sessões Temáticas – Apresentação de trabalhos
10h Café interativo
10h30min Conferência: Inovação e previsibilidade de trajetórias evolutivas
Conferencista: Prof. Luiz Renato D´Agostini
12h – 14h Almoço
14h Sessões Temáticas – Apresentação de trabalhos
16h Café interativo
16h – 18h Conversas Sistêmicas
Moderadora: Profa. Maria José Esteves de Vasconcellos

24 de outubro de 2013 (quinta feira)
8h30min Sessões Temáticas – Apresentação de trabalhos
10h Café interativo

10h30min Painel: O pensamento sistêmico, o conceito cibernético de mudança e de transformação necessária para efetiva apropriação da prática sistêmica.

Prof. Sandro Luis Schlindwein (UFSC)
Prof. Dante Pinheiro Martinelli (FEA-USP)
Profa. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos (Uni-FACEF)
Moderador: a confirmar

 12h – 14h Almoço
14h    Sessões Temáticas – Apresentação de trabalhos
16h       Café interativo
16h30 min Conferência Final: Del Pensar al Ser Sistémico:  De la comprensión a la práctica de la complejidad
             Conferencista: Profa. Kathia Laszlo
18h       Encerramento – Manifestação Artístico-Cultural