Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adalberto Garcia

Com o intuito de ampliar a parceria entre as empresas e o Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine), estimular a criação de emprego no Estado e reconhecer os dirigentes empresariais, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social entregou o prêmio “Sine Empresário Amigo do Trabalhador” na noite da última sexta, 25, a empresários e empresas que mais disponibilizaram vagas, colocaram ou empregaram pessoas no município de Paraíso.

O secretário-executivo da Setas, Gilberto Cormineiro, esteve representando o secretário da Setas, Agimiro Costa e além de agradecer as empresas destacou o trabalho do Sine no Tocantins. “O Sine tem feito um trabalho extraordinário no quesito intermediação de mão de obra, capacitação e qualificação de profissionais, além disso, tem cada vez mais obtido a confiança dos empresários e trabalhadores, contribuindo assim para o desempenho do Tocantins que se encontra acima da média nacional”, ressaltou o secretário.

A subsecretária de trabalho, Mariza Sales destacou que o prêmio é um reconhecimento público aos empresários que ajudaram a inserir o trabalhador no mercado de trabalho e falou sobre a parceria. “Esta parceria beneficia a todos, Sine, empresa e a sociedade, pois através de seus serviços, o Sine capacita o trabalhador e o qualifica profissionalmente, levando as empresas empregarem funcionários mais preparados para desempenhar funções específicas dentro da empresa”.

As empresas receberam o prêmio “Sine Empresário Amigo do Trabalhador” nas categorias: Empresas que mais contrataram mulheres; mais contrataram jovens entre 16 a 24 anos e que mais colocaram trabalhadores no mercado de trabalho.

 Dentre as empresas se destacou a empresa Tocantinense Transporte e Turismo, na categoria de mais empregos. A proprietária Divina Conti, comentou sobre a premiação. “Os empresários tem uma grande dificuldade em recrutamento e seleção e o Sine realiza uma ação essencial, pois nos ajuda a recrutar estes funcionários. Além disso, com este prêmio, o Sine valoriza as empresas que estão empregando, as quais a sociedade desconhece o quanto são importantes para o quadro econômico e social da cidade”.

 Sine

O Sistema Nacional de Emprego do Tocantins é fruto de uma parceria do Governo Federal e Estadual através da Secretaria de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (SETAS), e tem como principal objetivo reduzir o desemprego no estado, proporcionando oportunidades de inserção de trabalhadores no mercado através das ações de intermediação de mão-de-obra e atendimento ao Programa Seguro Desemprego.