Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Através do Programa Mais Médicos, do governo federal, mais 14 profissionais cubanos chegam ao Tocantins nesta segunda-feira, 28, por volta do meio dia. Oito mulheres e seis homens vêm ao Estado para atuar nas cidades de Araguaína, Araguatins e Palmas.

De acordo com a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Nadir da Conceição Santos, assim que chegarem à capital, os médicos irão receber um acolhimento. "Não é uma capacitação, é um acolhimento onde eles irão conhecer um pouco sobre como funciona a política de saúde do Estado, para depois eles seguirem para os municípios", explicou.

Da primeira etapa do programa Mais Médicos, estão atuando no Tocantins 30 profissionais. Destes, 16 são oriundos de Cuba e 14 são brasileiros. Eles estão distribuídos em 21 municípios: Arraias, Buriti, Carrasco Bonito, Caseara, Distrito Sanitário e Indígena de Tocantinópolis, Esperantina, Ponte Alta do Bom Jesus, Goiatins, Maurilândia, Sampaio, Santa Maria, São Félix, Palmas, Araguaína, Riachinho, Paranã, Lizarda, Tocantínia, Recursolândia, Monte Santo e Filadélfia.

Nesta nova chamada, serão destinados seis profissionais para a cidade de Araguaína, dois para Araguatins, quatro para Palmas, e dois para o Distrito Sanitário e Indígena da Capital.

População já sente mudança

A chegada dos médicos a municípios do interior do Estado já tem refletido na melhoria do atendimento à população. É o que conta Jocele Rodrigues, secretária de Saúde de Recursolândia, cidade localizada a 214 km de Palmas. "Aqui já podemos sentir os efeitos da chegada da médica. Com ela aqui, mais pessoas têm procurado atendimento e, o que é melhor, tem recebido", conta.

A médica Yoselin Macias, que está atendendo na Unidade Básica de Saúde de Recursolândia, é de Havana e tem experiência de 10 anos com trabalho já prestado na Bolívia.

A diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Arraias, Tatiane Amaral de Sousa, conta que a população está satisfeita com as duas médicas que estão atendendo na cidade, isso porque, segundo ela, até os atendimentos na zona rural aumentaram. "Antes, só tínhamos atendimento na zona rural de 15 em 15 dias, agora, elas vão lá semanalmente. O que a gente percebe é que a população aceitou muito bem e as médicas têm se adaptado rápido à cidade", contou.

A cidade de Arraias, localizada a 413 km de Palmas, foi contemplada com duas profissionais cubanas. A médica Yaisel Perea, que é especialista em Medicina Geral e Integral, e Caridad Fuenteseca, que é pediatra.

Acolhimento

A recepção aos médicos pela Comissão Estadual de Saúde e autoridades locais está prevista para as 11h45 desta segunda-feira,28. Na terça-feira, 29, eles participam de rodas de conversas sobre a política de saúde no Estado, e na quarta-feira, 31, acontece a apresentação dos municípios contemplados pelo Programa Mais Saúde aos médicos. O translado aos municípios onde vão atuar está previsto para quinta-feira, 31, às 8h. (ATN)