Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos entregou na tarde desta segunda-feira, 28, as premiações referentes aos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), Jogos Estudantis da Juventude, Olimpíadas de Matemática e de História, Jovem Embaixador, Jovem Senador e do concurso de redação do Programa de Ações Contra as Queimadas do Tocantins (Pacqto). Além disso, o governador assinou projetos de incentivo ao esporte e distribuiu kits esportivos a escolas que se destacaram nos Jets.

De acordo com o governador, valorizar o esporte nas escolas significa retirar as crianças e os jovens das ruas e dar-lhes atividades sadias. Parte recorrente do discurso de Siqueira Campos, a ocupação do tempo dessas crianças e jovens foi relembrado em sua fala durante o evento desta tarde. “Dá para diminuir as taxas de criminalidade, tirando as crianças das ruas e ocupando seu tempo com atividades que elas gostem de fazer”, frisou.

Em sua fala, o governador comentou ainda sobre a valorização do sistema de ensino, através das Escolas de Tempo Integral. Para ele, os investimentos na modalidade de ensino de tempo integral significa muito para pais e alunos, principalmente das camadas mais pobres da sociedade. “Hoje a Escola de Tempo Integral retirou a necessidade da bolsa-escola do Pioneiros Mirins. Os alunos já recebem três refeições, recebem cursos, recebem instrumentos musicais. A grande bolsa-escola hoje são as Escolas de Tempo Integral”, completou.

Presente na solenidade desta tarde, o secretário de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Danilo de Melo Souza, lembrou que o incentivo às atividades esportivas diversas é uma política adotada pelo governo do Estado na atual gestão. “Nos últimos anos o Estado tem promovido o Esporte com investimentos que são de inclusão dessas crianças na sociedade. Estamos desenvolvendo uma nova política a partir da prática esportiva”, destacou.

E o incentivo estadual na compra de uniformes e equipamentos tem gerado frutos positivos para o esporte juvenil tocantinense. “Neste anos vimos que o Tocantins teve um bom desempenho nos Jogos Estudantis da Juventude (que são a nova Olimpíada Escolar Brasileira)”, disse. Na edição deste ano, o Estado teve atletas/alunos premiados em modalidades como Voleibol, Judô e Ciclismo. Além dos vencedores do Jets e dos medalhistas nos Jogos Escolares da Juventude, estudantes que tiveram destaque em programas nacionais, como o Jovem Embaixador e Jovem Senador foram premiados, bem como os vencedores das Olimpíadas de Matemática e de História.

Caso da atleta campeã com a equipe de Handebol do Colégio Militar do Estado, Jenifer Araújo. Ela já venceu a competição por cinco vezes e frisou que os incentivos que recebe para a prática esportiva são um reforço para se manter nas competições. “Eu sempre me emociono e me dá mais vontade de trazer mais títulos para o Tocantins. Essas ações, o Estado ajuda muito. Os colégios nos dão os uniformes, separam horários para os treinos e isso nos incentiva”, explicou

Editais e Projetos

Além das premiações e kits esportivos entregues nesta tarde, o governador Siqueira Campos assinou uma série de projetos para incentivo à prática esportiva pelos estudantes tocantinenses. Entre as medidas assinadas, está a inclusão da realização dos Jets no orçamento estadual, tornando-a, assim, obrigatória todos os anos; o projeto que cria o Bolsa-Aluno/Atleta, que vai financiar o treinamento dos alunos que se destacaram nas competições anteriores e o Prêmio Dou Destaque, que visa estimular a atividade dos professores de Educação Física das escolas públicas do Estado. (ATM)