A Guarda Metropolitana de Palmas apreendeu na tarde da última segunda-feira, 28, um caminhão carregado de galhos e toras de eucaliptos, resultado de poda ilegal realizada por uma empresa terceirizada que presta serviços para Companhia de Energia de Rede Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). Ao todo treze árvores de eucaliptos foram derrubadas e cortadas ilegalmente na Quadra 404 Sul, em frente a Faculdade ITOP.
A Guarda Metropolitana de Palmas foi acionada após denúncia do senhor José Adelmir Goetten, morador da quadra. No local foram apreendidas ainda duas escadas e uma motosserra.
Quem passa pela Avenida NS-02, em frente ao ITOP, percebe o vazio na área verde provocado pelo corte dos eucaliptos que na maioria foram cortados integralmente e não apenas feito a poda perto da fiação elétrica.
O responsável pela equipe de poda da empresa, André Nogueira, justificou o ato. “A Celtins nos informou que todas as árvores próxima a rede de energia elétrica já são liberadas pela prefeitura para poda”, disse.
A empresa Selvat – Serviços de Eletrificação foi autuada e multada no valor de R$ 13 mil pelo corte de árvores em logradouro público sem a licença ou registro do órgão competente.
A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, também multou a empresa no valor de R$ 1mil por utilizar motosserra sem a licença do órgão ambiental.