A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde (MS),
realiza nesta quarta-feira, 30, e quinta-feira, 31, uma oficina com empresas e
instituições tocantinenses. A oficina visa a criação de Salas de Apoio à Mulher
Trabalhadora que Amamenta (MTA). O evento acontece no auditório da Faculdade
Serra do Carmo e a abertura oficial será realizada nesta quarta, às 14 horas.
“Buscamos juntos às empresas tocantinenses a possibilidade de criação de salas de apoio à amamentação, destinadas à extração e estocagem de leite materno de suas funcionárias durante a jornada de trabalho”, explica José Fernando, da Área Técnica da Saúde da Criança da Sesau.
A amamentação depende, em grande parte, do apoio dado às mulheres. Todos os esforços devem ser feitos para facilitar essa prática, visto que o leite materno é uma das medidas que mais evitam a mortalidade e a morbidade nessa faixa etária e, com a Sala de Apoio, não haverá necessidade das mães se ausentarem das empresas.
“Ao dar maior conforto e valorizar as necessidades das mulheres, haverá maior adesão ao emprego, o que evita que as chefias tenham de investir em contratar e treinar novos funcionários. Além disso, a empresa terá uma imagem mais positiva perante os funcionários e a sociedade”, enfatizou José Fernando.
Certificação
Durante a abertura oficial da oficina promovida pela Sesau e Ministério, será realizada a e entrega formal do Certificado Excelência em Bancos de Leite Humano, Categoria Ouro, ao Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Pública Dona Regina.
O certificado foi concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, com patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz.
Conforme o Ministério, o certificado foi conferido levando em conta o desempenho do Banco de Leite do Hospital Dona Regina ao longo deste ano. Em todo o País, são 220 bancos de leite humano, dos quais 80 possuem o certificado na Categoria Ouro.