Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em busca de investimentos para Palmas, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, ressaltou os resultados positivos com a diretoria da empresa BYD Company Limited, na cidade chinesa de Shenzhen, em visita realizada nesta última quarta-feira, 30. Uma equipe da empresa deve visitar Palmas ainda neste semestre.

Na ocasião, o chefe do Poder Executivo apresentou as potencialidades da Capital e ressaltou a localização estratégica como ponto forte para o desenvolvimento econômico. “Estamos em uma localização estratégica, com a economia e indicadores positivos, além da implantação do Parque Tecnológico, assim temos tudo para continuar crescendo e ser referência no mundo”, afirmou Amastha.

Os diretores afirmaram o interesse em investir no Brasil e ficou firmado que uma equipe da BYD deverá visitar a Capital tocantinense ainda neste semestre. “Palmas é uma capital correta para a implantação de novos empreendimentos”, garantiu. 

A empresa possui atualmente 200 mil funcionários e é especializada em tecnologia da informação, energia limpa, automóveis elétricos, além de ser a maior fornecedora de baterias recarregáveis do mundo.

Shenzhen

Outro ponto destacado pelo gestor municipal foi o avanço da cidade de Shenzhen que antes era um pequeno vilarejo de pescadores e atualmente possui mais de 10 milhões de habitantes.

“Encontramos aqui o exemplo de desenvolvimento que queremos para Palmas que também é uma cidade nova. Shenzhen é a cidade que mais cresce no mundo com uma economia que destaca o PIB local, de 400 milhões de dólares passou para 114 bilhões de dólares até 2010. A cidade está com 33 anos”, explicou.

Amastha lembrou ainda que um dos avanços da cidade é a parceria entre público e privado para geração de emprego e renda e citou exemplos de Palmas. "Temos aqui a Kenerson Indústria e Comércio de Produtos Óticos que atende todo o Brasil e atualmente possui mais de 250 funcionários e tem a parceria do município na capacitação de mão de obra", afirmou.

Shenzhen também é o principal centro financeiro da China e possui o quarto maior porto do mundo em movimentação. Além disso, constitui um polo industrial e tecnológico, sendo sede de algumas das empresas mais sofisticadas do país, incluindo duas gigantes dos equipamentos de telecomunicações, a Huawei e a ZTE.

Visitas

Além de visitar o showroom da empresa, Amastha conheceu o veículo E6, da BYD, um veículo elétrico que não emite poluição e é comum aos motores de combustão interna, produzindo menor impacto ao meio ambiente. 

BYD

Criada em 1995, a BYD Company  destaca-se na área da energia limpa, tendo desenvolvido veículos inovadores liderando o mercado dos veículos elétricos com tecnologias exclusivas. Na área de energia nova, BYD desenvolve produtos verdes, como fazenda solar, estação de armazenamento de energia da bateria, além de ser a maior fornecedora de baterias recarregáveis do mundo.

Conta  com mais de 150 mil funcionários e 10 parques industriais em toda a China, e possui escritórios nos Estados Unidos, Europa, Japão, Coreia do Sul, Índia, Taiwan, Hong Kong e outras regiões.

Atualmente, os clientes de tecnologia de informação da sua Unidade de Negócios incluem gigantes da telefonia, como a Nokia, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, Kyocera, Phillips, e de destaque no mercado chinês, como Huawei, ZTE, Lenovo, bem como telefone sem fio Vtech especialistas, Panasonic Sony. (Secom Palmas)