Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A realização da 1ª etapa do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) acontecerá neste próximo domingo, dia 10, das 13h às 18h (horário oficial do Estado do Tocantins) nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi.   

O vice-presidente da comissão do concurso, o tenente-coronel Reginaldo Leandro da Silva, orienta os mais de 10.600 candidatos a que cheguem uma hora antes do horário inicial da prova portando o Cartão de Informação (disponível no site consulplan.net), documento de identificação pessoal com foto (especificado no Edital Nº 001/CFSD-2013/CBMTO disponível no site consulplan.net) e caneta esferográfica preta ou azul.

Nos locais de prova não serão permitidos o uso de aparelhos eletrônicos, “como celulares, tablets, relógio de pulso e aparelhos de modo geral, quem for pego no ato da prova portando qualquer aparelho será sumariamente desclassificado” informa o Tenente-coronel Leandro, que continua, “também não poderão fazer a prova candidatos usando chapéus, bonés ou óculos escuros. Se os candidatos seguirem essas orientações o certame transcorrerá bem e não haverá prejuízo para nenhum candidato”, conclui.

A prova escrita objetiva de múltipla escolha e discursiva terá duração de até 5h e está dividida em, prova objetiva, com 60 questões de múltiplas escolhas e, prova discursiva, com uma redação de 20 a 30 linhas. O gabarito preliminar da 1ª etapa está previsto para sair a partir das 16h horas do dia seguinte a realização da prova. Segundo o edital, os candidatos terão até dois dias úteis após a divulgação do gabarito preliminar para interpor recurso no site da Consulplan. O resultado oficial desta 1ª etapa está previsto para o dia 25 de novembro.

Entenda o concurso

A prova para o concurso do CBMTO estava prevista para ocorrer no dia 22 de setembro, mas após impasses com a primeira empresa contratada para a realização do mesmo, a data da prova foi suspensa até que a instituição realizadora do certame foi substituída pela Consulplan, segunda na licitação.

O concurso para soldado bombeiro busca preencher 100 vagas, sendo destas 10 para candidatas do sexo feminino. O concurso é composto de seis etapas, sendo estas: prova escrita; teste de aptidão física; avaliação médica e odontológica, avaliação psicológica; avaliação de bons antecedentes e Curso de Formação de Soldados. O ingresso do candidato ocorrerá apenas se aprovado em todas as etapas e classificado dentro do número de vagas estabelecidas.