Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Imaginação, criatividade e muita tecnologia tudo isso aliado ao conhecimento nas áreas de ciência, saúde e esporte. Essas características são fundamentais para que estudantes do ensino médio e técnico da rede pública de ensino do Tocantins possam fazer suas inscrições para o concurso com a produção de um vídeo de curta metragem.

O concurso “Curta Ciência” é promovido pela Sedecti – Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação e faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrida entre os dias 21 e 25 de outubro em Palmas e também em outras regiões do Estado.

A ideia é motivar o exercício da leitura critica da mídia televisiva e da produção audiovisual como atividades pedagógicas, oportunizando aos alunos o diálogo reflexivo através da exibição e do reconhecimento dos trabalhos produzidos. “A nossa intenção é aproximar mais os estudantes principalmente os jovens ligados ao universo científico e tecnológico, que são assuntos relevantes para a sociedade”, explica a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Iara Casado.

As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente até o dia 24 de novembro no site www.sedecti.to.gov.br. O estudante pode escrever sua equipe sob a orientação de um professor da Escola onde estuda.

O vídeo deve ter duração de um a três minutos e abordar assuntos ligados a Ciência, Saúde e Esporte, tema da última edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As imagens devem ser produzidas por aparelhos celulares smartphones, câmera digital ou tablete. As regras  do concurso estão especificadas no Edital.

O resultado do concurso será divulgado até o final do mês de dezembro deste ano e as equipes vencedoras serão premiadas com: notebooks para 1º e 2º lugares e smartfone para 3º lugar. 

Semana

Com recorde de público a SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia chegou a registrar até 2 mil visitantes por dia no período de 21 a 25 de outubro.  Cerca de 8 mil pessoas visitaram os 34 estandes montados no ginásio poliesportivo do IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O público também assistiu palestras e interagiu com equipamentos tecnológicos.

A semana é uma realização do MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia; Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e parceiros. (Ascom Sedecti)