Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Com estrelas e mangueiras de iluminação em LED, ornamentando postes e árvores em toda a Capital, a Prefeitura de Palmas traz à população palmense um Natal iluminado que remete ao brilho comum a esta época, mas que andava ausente nos últimos anos. Na noite dessa quinta-feira, 28, as luzes do plano diretor da Capital foram acesas em cerimônia realizada em frente ao Anexo I da Prefeitura, na Avenida JK.

A noite contou com apresentações musicais do grupo Dynamos, da Orquestra de Cordas do Município composta por alunos das ETIs Cora Coralina, Daniel Batista e Eurídice de Melo, da Banda Marcial do ETI Padre Josimo e corais. No repertório canções populares com arranjos inéditos, clássicos internacionas e música sacra, que emocionaram o público presente.

Na ocasião, o prefeito Carlos Amastha reiterou que a Prefeitura deve cuidar da cidade como um todo e que a decoração não serve apenas para deixar a cidade no clima do Natal, mas também incentiva o comércio e aquece as vendas. "Não podemos minimizar nenhuma ação da Prefeitura. Precisamos cuidar da cidade como um todo em todas as áreas. Quando vemos essas estrelas e luzes acesas, automaticamente acende em cada pessoa o espírito natalino, de confraternização, paz e amor à família e ao próximo”, complementou.

Segundo a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Cleide Brandão, a composição de iluminação e revitalização de diversos pontos comerciais da cidade, como a Avenida Palmas Brasil e avenida JK, traz as pessoas para ver a avenida e comprar mais. "E isso não é tudo, o local passa a ser mais um ponto turístico, como consequências, há um aumenta nas vendas e mais dinheiro circulando aqui na cidade", afirmou Cleide.

A cerimônia foi acompanhada de perto por secretários, vereadores, servidores, comerciantes e muitas famílias.

As luzes na Região Sul da Capital foram acesas na noite da última quarta-, 27, em solenidade realizada no setor Taquari. Já nos distritos de Taquaruçu e Buritirana, a ornamentação inicia a partir do início do mês de dezembro.

Custos

Foram mais de 50 dias de serviços intensos. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalharam dia e noite para que este Natal seja um dos mais bonitos da Capital. Foram instalados 45 mil metros de mangueiras de iluminação em LED e 600 estrelas natalinas, além de18 mil estrobos, que dão ainda mais brilho a ornamentação. Um investimento de cerca de R$ 1 milhão. (Secom Palmas)