Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

As unidades básicas de saúde oferecem testes de triagem para HIV, sífilis e hepatites virais

As unidades básicas de saúde oferecem testes de triagem para HIV, sífilis e hepatites virais Foto: Divulgação

Foto: Divulgação As unidades básicas de saúde oferecem testes de triagem para HIV, sífilis e hepatites virais As unidades básicas de saúde oferecem testes de triagem para HIV, sífilis e hepatites virais

Neste domingo, dia 1º de dezembro, o mundo inteiro irá se mobilizar para lembrar a luta contra a Aids e a batalha diária das pessoas que vivem com a doença.

No Tocantins, a Coordenação Estadual de DST-Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, em parceria com a Secretaria de Estado dos Esportes e  Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, realizará um passeio ciclístico com saída da Praça dos Girassóis (em frente ao Hotel Rio do Sono), às 8h, e chegada no Parque Cesamar.

De acordo com a técnica da Coordenação da Sesau, Maria Gleyd Brito, quem não tiver bicicleta também poderá participar do passeio caminhando. “Nosso objetivo é envolver o maior número de pessoas, por isso vamos sair bem cedo para que todos possam participar do passeio, seja de bicicleta, seja a pé, para lembrar dessa data importante”, ressaltou.

Na recepção dos participantes no Parque haverá vacinação contra hepatite, sorteio de brindes, café da manhã, distribuição gratuita de preservativos, aferimento de pressão arterial e será realizado teste rápido para HIV, Sífilis e hepatites.

Centros de Testagem

Os tocantinenses possuem dois Centros de Testagem e Aconselhamento onde, além do teste de HIV, têm acesso a testes rápidos de triagem que vão indicar se há a possibilidade de ter a infecção para sífilis e hepatites virais dos tipos B e C. Em Palmas, a comunidade pode procurar o Núcleo de Assistência Henfil, localizado na quadra 404 norte, alameda 19, lote 03, e em Araguaína, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), na rua José de Brito Soares, nº 1015, Setor Anhanguera- Centro.

Além disso, as unidades básicas de saúde oferecem testes de triagem para HIV, sífilis e hepatites virais por meio de laboratórios.

Dados

De acordo com dados do Sinan/MS – Sistema de informação de agravos de notificação do Ministério da Saúde, entre os anos de 2007 e 2012 foram registrados 703 novos casos de HIV Estado. Esses números referem-se a pessoas maiores de 13 anos de idade que acessaram a Rede SUS, entretanto é possível que existam mais pessoas vivendo com a doença e que não foram cadastradas na rede.

Para diminuir essa sub-notificação, a Sesau realiza durante todo o ano capacitações para profissionais da rede básica de saúde para que sejam ofertados estes testes rápidos também nas unidades básicas dos municípios