Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz Pires

Falando em oportunidades, o governador Siqueira Campos abriu a Feira da Troca Solidária no município de Santa Rosa do Tocantins, localizado a 140 km de Palmas, nesta quinta-feira, 5. “Quando você financia o trabalho, a economia cresce. Eu não vou descansar enquanto tiver alguém parado nesse Estado por falta de oportunidade”, disse.

Na ocasião, o governador orientou aos produtores a buscar as linhas de microcrédito do Prodivino e entregou 40 cartões do idoso.

Em Santa Rosa, mais de 60 famílias de dois assentamentos da região aproveitaram a oportunidade para apresentarem a sua produção que vai de hortaliças a frango caipira, sem deixar de ressaltar as conservas de frutos do cerrado como pequi, murici, mangaba, entre outras.

Para o prefeito da cidade, Ailton Araújo, a Feira da Troca Solidária chegou ao município para coroar o resultado de importantes ações dos governos estadual e municipal para incentivar os pequenos trabalhadores e o crescimento econômico de Santa Rosa. “No início de 2011 o Prodivino ofereceu o microcrédito de mil reais a pequenos trabalhadores rurais e urbanos. Com esse valor, eles compraram pequenos animais, sementes e adubos, realizamos também o gradeamento de terras, recuperamos estradas vicinais entre outras ações que hoje resultam nessa produção abundante apresentada na Feira”, disse.

Valorização do homem do campo

Segundo o secretário do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Agimiro Costa, o Clube da Troca Solidária é parte de um esforço conjunto do governo do Estado para valorizar o homem do campo e promover o trabalho “Com ações concretas que vão do ônibus escolar e recuperação de estradas a incentivos como o microcrédito e esta Feira estamos investindo nas famílias que mais precisam desse Estado dando a elas autonomia”, declarou.

A presidente da Associação do Assentamento Bom Jesus, Rosângela Gonçalves, aprovou a iniciativa. “Aqui temos a oportunidade de mostrar o que produzimos e com o valor das vendas podemos comprar uma quantidade muito maior que a de um supermercado comum”, explica.

Pareceria com o PAM

Na ocasião, o prefeito Ailton Araújo anunciou para 2013 a parceria do Programa de Apoio aos Municípios (PAM), que entregará um trator e recuperará estradas vicinais. Já por meio do programa estadual Tocantins sem Sede já foram entregues 508 cacimbas e serão construídas cinco barragens em diferentes regiões do município.

Troca Solidária

O Clube da Troca Solidária tem o objetivo de incentivar famílias beneficiárias de programas sociais e pequenos produtores rurais a produzirem para seu próprio consumo e para troca entre si. O projeto já beneficiou 2.529 famílias de 15 municípios do Estado somente em 2013.

Na Troca Solidária, a equipe da Setas oferece produtos da cesta básica como arroz, feijão, óleo, café e sardinha e os produtores levam a produção, que pode ser a polpa feita das frutas do quintal, a mandioca, queijo, abóbora, banana e outros. Na feira, a produção local é trocada pela moeda exclusiva da Troca, o Solidário, e com ele os beneficiados compram os produtos manufaturados de sua necessidade. Vale lembrar, que o ganho não fica apenas nas sacolas cheias e na economia, o principal beneficio da Troca para a comunidade é ensinar a valorizar as potencialidades e estimular a solidariedade.

Dos produtos adquiridos pela Setas, 50% são doados para a prefeitura, que deve destiná-los à merenda escolar e às refeições oferecidas em programas sociais. A outra metade é encaminhada para a próxima Troca Solidária, estimulando o intercâmbio de produtos entre os municípios. (Ascom Setas)