Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A cidade de Araguaína sedia nesta quinta e sexta-feira (dias 05 e 06) o Seminário de Doenças Tropicais do Estado do Tocantins. O evento tem como finalidade promover discussões sobre doenças tropicais e suas linhas de pesquisas, uma vez que as principais atividades que serão desenvolvidas na Fundação de Doenças Tropicas (Funtrop) e no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) - doados pelo Governo do Estado à Universidade Federal do Tocantins (UFT) - estão vinculadas à pesquisa e ao tratamento de saúde em doenças infectocontagiosas.

O diretor do Câmpus de Araguaína, Luís Eduardo Bovolato, explica que o evento é a primeira ação com vistas à implantação do curso de Medicina da UFT na região. “Durante o Seminário vamos começar a desenhar as linhas de pesquisas que serão trabalhadas no novo curso, permitindo o desenvolvimento de pesquisas científicas na área”, explica ele.

Além da UFT, responsável pela organização do evento, participam do seminário a Universidade de Brasília (UnB), o Hospital de Doenças Tropicais do Amazonas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Evandro Chagas, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Inscrições

O evento é voltado para profissionais, professores, pesquisadores e alunos na área da saúde. Os interessados podem se inscrever no local do evento – Funtrop. A entrada é gratuita.

Programação

Quinta-feira (05)

8h – Abertura Oficial

8h30 – Mesa Redonda: Doenças Tropicais na Amazônia Legal: doenças virais, bacterianas, fúngicas e protozoários

10h20 – Intervalo

10h30 – Apresentação de Ligas em Doenças Tropicais

12h – Almoço

14h – Mesa Redonda: Pesquisas e Projetos em Doenças Tropicais

Instituições participantes: Fiocruz, Hospital de Doenças Tropicais do Amazonas, Instituto Evandro Chagas, UFG, INPA, USP e UFPA

Sexta-feira (06)

8h – Linhas e propostas de parcerias em pesquisa em doenças tropicais

Instituições participantes: UFT – pesquisadores de Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e cursos afins –, Funtrop e instituições parceiras

12h – Encerramento

Palestrantes

Flávio Augusto de Pádua Milagres

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, Residência Médica em Infectologia pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo, Especialização em Perícias Médicas pela IPOG. Áreas de atuação: Doenças Infecciosas e Parasitárias; Saúde Indígena; Clínica Médica e Perícias Médicas

Christian Maurice Gabriel Niel

Possui graduação em Bioquímica (Université de Lille I, França, 1974), mestrado em Bioquímica (Université de Lille I, 1979) e doutorado em Ciências Biológicas (Université de Lille I, 1989. Pesquisador titular da Fiocruz desde 1996, foi Vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, de 2005 a 2009, e Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Instituto Oswaldo Cruz de 2009 a 2013. É revisor de 19 periódicos científicos: Archives of Virology; BMC Infectious Diseases; Brazilian Journal of Biology; Brazilian Journal of Medical and Biological Research; Digestive and Liver Disease; Ensaios e Ciências; Infection, Genetics and Evolution; Journal of Infectious Diseases; Journal of General Virology; Journal of Medical Virology; Journal of Virological Methods; Medical Principles and Practice; Memórias do Instituto Oswaldo Cruz; Molecular Medicine; PLoS One; Revista de Patologia Tropical; Virus Genes; Virus Reviews and Research. Descobriu um novo gênero de vírus (Kappatorquevirus). Seus 60 trabalhos indexados no Web of Science foram citados 1113 vezes (fator H = 20).

Anna Cristina Calçada Carvalho

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), onde prosseguiu sua formação em Doenças Infecciosas com a Residência Médica (1992), o Mestrado (1996) e o Doutorado (1999) na área. Na Itália continuou a sua formação acadêmica, inicialmente com o Doutorado sanduíche na Escola de Especialização em Estatística Médica e Epidemiologia da Università degli Studi di Pavia (1998) e posteriormente com o Doutorado em Metodologia da Experimentação Clinica (2005) e em Metodologias e Técnicas Apropriadas na Cooperação Internacional ao Desenvolvimento (2013), ambos na Università degli Studi di Brescia. Durante a sua permanência na Itália foi professora a contrato na disciplina de Estatística Social (2004) e do curso de Aperfeiçoamento em Tuberculose (2005-2012) ambos na Universidade de Bresica e foi professora do Curso de Medicina Tropical e Cooperação Sanitária da Università degli Studi di Firenze (2006-2012). Participou como consultora e como docente em cursos de formação para profissionais de saúde em projetos de cooperação internacional no Brasil, Angola e Moçambique. Em março de 2013 retornou ao Brasil apos aprovação em concurso publico para pesquisador em saúde publica da FioCruz e atualmente exerce suas atividades como pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), no laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), desenvolvendo o seu trabalho em projetos na área de doenças infecciosas, com particular ênfase em tuberculose.

Ademir de Jesus Martins Júnior

Ademir de Jesus Martins Jr é pesquisador na FIOCRUZ. É biólogo, bacharel em Genética, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e desenvolveu sua dissertação de mestrado (2005) e tese de doutorado (2009) na Fiocruz, ambas sobre mecanismos moleculares de resistência de Aedes aegypti a inseticidas. Desenvolve pesquisas sobre o controle de insetos vetores, notadamente em estudos relacionados a mecanismos moleculares de resistência a inseticida. Atua diretamente nas áreas de Entomologia, Parasitologia, Genética, Bioquímica e Biologia Molecular de insetos. Ademir é pesquisador membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM).

Maurício Luiz Vilela

Doutor em Biologia Parasitária e Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ . Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses, Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Experiência na área de Parasitologia (Entomologia Médica) com ênfase em Estudos sobre os Transmissores das Leishmanioses, atuando nos seguintes temas: Bioecologia e Taxonomia de Phlebotominae, Aspectos da Ecoepidemiologia das Leishmanioses.

Myrlena Regina Machado Mescouto

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1989), Mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2004) e Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é médica infectologista e pediatra cedida à Secretaria de Saúde do Estado de Tocantins e professora Adjunta I da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Medicina Tropical, com ênfase em leishmaniose visceral, atuando principalmente nos seguintes temas: infecções bacterianas, uso racional de ATM, infecções parasitárias e virais na infância. (Texto informado pelo autor)

Marília Dalva Turchi

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1982), mestrado (1988) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Professora Associada do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás. Orientadora nos Programas de Pos-graduação em Medicina Tropical e Saude Publica, no Programa de Ciências da Saúde da UFG e no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da UFG Experiência na área de Medicina, com ênfase em Clinica e Epidemiologia de Doenças Infecciosas, atua principalmente nos seguintes temas: HIV/aids, hepatites virais e dengue.

Ana Cecília Ribeiro Cruz

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Biologia Celular e Molecular - Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (1994) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é orientador de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Pará, professor adjunto I da Universidade do Estado do Pará e pesquisador associado do Instituto Evandro Chagas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: flavivirus, arbovirus, dengue virus, dengue e aedes aegypti.

Anderson Barbosa Baptista

Possui Mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (2005). Atualmente é professor na área de Anatomia e Fisiologia e pesquisador da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Medicina. Foi professor da UFPA, campus de Altamira nas Faculdades de Biologia, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal e nos Programas PRONERA e PARFOR. Foi professor da Faculdade Tecsoma de Paracatu - MG nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Ciências Biológicas e Coordenador do Curso de Biomedicina; Faculdade Finom nos cursos de Engenharia Ambiental e Agronomia nos quais atuou nas áreas de Microbiologia, Bioquímica e Genética. Tem experiência nas áreas de Microbiologia Médica e infecções hospitalares, parasitologia, uroanálise, bioquímica, genética, anatomia e Fisiologia. Atua com pesquisa nas áreas de Microbiologia Médica, Parasitologia Médica, Saúde Coletiva e Bioquímica. Foi Presidente do Comitê de Controle de Infecções Hospitalares da UTI do Hospital Universitário da UNIUBE-MG.Foi membro do Comitê de óbito Materno, fetal e infantil da Secretaria de Saúde de Paracatu-MG. Foi docente do ensino médio e fundamental , nas disciplinas de biologia e espanhol. No ensino técnico trabalhou com a enfermagem e análises clínicas.