Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) sediou, nos dias 2 e 3 de outubro, a sétima edição do Seminário de Pesquisa (SEMPESQ) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim). O evento contou com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos, consolidando-se como espaço de produção e difusão científica no campo do ensino de ciências e matemática.

A abertura, realizada no na quinta-feira (02), marcou um dos principais momentos do encontro: o lançamento do Observatório Norte de Combate à Desinformação e Fake News, coordenado pelo professor Wagner dos Santos Mariano. Na oportunidade, foi apresentado à comunidade acadêmica o site oficial do projeto, que busca contribuir para a disseminação de informações de qualidade na área da saúde e apoiar o enfrentamento da desinformação entre grupos vulneráveis. 

A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades da UFNT e de representantes de instituições da área da saúde e da pesquisa. Estiveram presentes o reitor, Airton Sieben, o vice-reitor, Nataniel Araújo, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Kênia Ferreira, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), Rejane Medeiros, o superintendente do Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT), Missael Araújo e a secretária municipal de Saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues. Em suas falas, destacaram a relevância do Observatório como iniciativa estratégica para o fortalecimento da ciência e da cidadania.

A programação seguiu na tarde do dia 2 com a apresentação dos projetos de pesquisa da turma de 2025 do PPGecim. À noite, a professora Jane Darley Alves dos Santos (PPGecim/UFNT) ministrou a palestra “Os desafios metodológicos e epistemológicos da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática”, promovendo reflexões críticas sobre os caminhos da pesquisa na área.

Na sexta-feira (03), pela manhã, ocorreu a mesa-redonda “Avaliação da Produção Docente e Discente e os Impactos na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática”, que reuniu as professoras Elisângela Pereira de Melo, coordenadora do programa e Domênica Palomaris Mariano de Souza, professora do PPGecim, com mediação da professora Karolina Martins Almeida e Silva, coordenadora do evento.

O seminário foi concluído com a palestra “A metodologia da pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática e suas especificidades”, ministrada pela professora Thalita Liporini Quatrocchio (UFT/Porto Nacional). Na mesma ocasião, foi realizada a Premiação Recima, que destacou as melhores dissertações produzidas no âmbito do programa.

Para a coordenadora do evento, professora Karolina Martins, o VII SEMPESQ reafirma seu papel como espaço de formação de pesquisadores críticos e socialmente engajados. Segundo ela, o seminário também fortalece o compromisso do PPGecim com a excelência acadêmica e a consolidação de uma produção científica de qualidade, voltada às demandas do Norte do Tocantins.