Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O Educandário Evangélico Ebenézer, escola de Gurupi, foi destaque na imprensa nacional na quinta-feira, 5, como uma das 10 escolas brasileiras que mostraram bons resultados no ensino e aprendizagem da Matemática. A matéria intitulada “Dez escolas públicas mostram como obter bons resultados em Matemática”, produzida pelas jornalistas; Ana Carolina Moreno e Vanessa Fajardo,  foi publicada no G1 São Paulo.

A comunidade escolar de Gurupi comemorou os avanços que a escola conquistou ao longo dos últimos anos e a projeção nacional dos trabalhos. O Educandário Evangélico Ebenézer conta com 940 alunos, matriculados no ensino fundamental. É uma escola privada mantida pelo Ieseg (Instituto Educacional, Social Evangélico de Gurupi) e conveniada com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação do Estado.

“Recebemos a notícia com muita alegria”, disse a diretora Marlene de Paula Freitas. Ela ressaltou que na última Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a escola contou com um aluno premiado com medalha de prata e seis com medalhas de bronze. Marlene citou como ferramenta que ajudou no resultado da crescente aprendizagem em Matemática e nos avanços nas outras disciplinas, aos leptops que a escola recebeu da Seduc e distribuiu aos alunos. “Foi uma ferramenta que ajudou muito no raciocínio lógico”.

Marlene é gestora da escola há cinco anos. Ela explicou que a educação é um processo e o que faz da sua escola obter os resultados esperados é que há um comprometimento da equipe escolar e a instituição conta com o apoio da família.

A escola aposta em atividades interdisciplinares e variadas, como o simulado para os alunos da segunda fase do ensino fundamental, campeonato de tabuada, exposição sobre medidas e grandezas, feiras de ciências e aulas práticas de receitas, entre outras.

Conquistas

Na matéria do G1 São Paulo, foi publicada a projeção do aprendizado de Matemática, sendo: 49,1%, em 20007; 65,8% em 2009 e 78,9% em 2011, sendo que em 2011, 100% dos alunos matriculados no 9º ano, participaram do Prova Brasil.

O que foi destaque na escola Ebenézer como exemplo, é que nenhum aluno é deixado para trás. Isto é, todos os estudantes recebem um tratamento especial; se ele tem dificuldade, há aulas de reforços, tarefas para casa e caso o aluno tenha facilidade com a disciplina, ele recebe incentivos para avançar cada vez mais.

A escola obteve também resultados excelentes no Salto – Sistema de Avaliação e Monitoramento da Educação no Tocantins – e no IDEB– Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Ensinamos para a vida, para que os alunos possam sonhar e acreditar que é possível realizá-los. Nós não ensinamos apenas as matérias, os conteúdos, ensinamos princípios e valores”, frisou Marlene. “E tudo isso é possível, graças aos parceiros e à ‘família Ebenézer’, que trabalha com amor e dedicação”. (Com informações Ascom-Seduc)