Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Ministro da Educação, Aloiso Mercadante, entrega prêmio ao prefeito João Emídio de Brasilândia Ministro da Educação, Aloiso Mercadante, entrega prêmio ao prefeito João Emídio de Brasilândia
  • Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e prefeito João Emídio

O prefeito João Emídio de Miranda (PSD), de Brasilândia do Tocantins, recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013, concedido pela organização não-governamental Ação Fome Zero. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na última segunda-feira, 9, em Brasília, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade e premiou apenas 26 municípios brasileiros.

No início deste ano, o gestor municipal inscreveu Brasilândia na edição 2013 do prêmio, que contou com a participação de 899 municípios. Após avaliação da comissão organizadora, 54 cidades receberam os técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e funcionários da Ação Fome Zero para verificar os dados informados no formulário de inscrição. Após averiguação in loco dos representantes, Brasilândia preencheu o quesito de eficiência em Educação Alimentar.

Esta é a terceira vez que o prefeito João Emídio recebe a honraria. “O prêmio é o reconhecimento de todo o trabalho feito por uma equipe de profissionais competentes de nosso município. Contudo, nossa felicidade é saber que as crianças de Brasilândia estão sendo bem tratadas, com ótima merenda escolar, importante reforço para um bom rendimento na hora do aprendizado”, destacou o gestor. No município, cerca de 400 crianças são atendidas pela rede municipal de ensino.

As premiações foram entregues pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Sobre o Prêmio

Em sua décima edição, o prêmio é um reconhecimento das experiências exitosas das prefeituras na alimentação escolar. A ideia é que as boas práticas possam servir de referência para outros municípios do país. Além da agricultura familiar e da eficiência em educação alimentar e nutricional, os municípios foram premiados nas categorias de valorização profissional das merendeiras, participação social e merenda indígena e quilombola. Também foram premiados municípios que utilizam produtos orgânicos e da sociobiodiversidade na alimentação escolar.