Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Roberto Vellutini é vice-presidente do BID Roberto Vellutini é vice-presidente do BID

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), incluindo o vice-presidente, Roberto Vellutini, sobrevoam na manhã desta quarta-feira, dia 11, a área onde está sendo implantado o Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins (Prodoeste). A equipe será acompanhada pelo secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café e pelo chefe da Unidade de Gerenciamento do Prodoeste (UGP), José Inácio da Silva Filho.

Ao chegar à região de Lagoa da Confusão, os representantes do BID e da Seagro, irão pousar no município. A intenção é que os visitantes conheçam de perto a capacidade produtiva da região e detalhes de como funciona o sistema de irrigação. Nesta época, a região das várzeas tropicais produz arroz no cultivo subirrigado. “A visita dos representantes do BID é um procedimento rotineiro dentro do processo de implantação do Programa, que é financiado pelo Banco e que vai transformar a realidade produtiva do local e do Tocantins”, disse o secretário Jaime Café.

Atualmente, estão sendo elaborados os projetos executivos da barragem e das elevatórias no Rio Pium, previstos para a primeira etapa do Prodoeste. Esta fase irá contemplar 27 mil hectares com subirrigação, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. O contrato de empréstimo foi assinado pelo governador Siqueira Campos, em agosto de 2012, no valor total de US$ 99 milhões. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas. (Ascom Seagro)