Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Será exibido nesta sexta-feira, 13, às 20h no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína, o documentário Padre João da Boa Vista, a história de Cônego João Lima.  O documentário é fruto do Edital de Cultura do Governo do Tocantins, Prêmio Cacá Diegues de Apoio à Produção Audiovisual 2011 e tem a direção do cineasta e publicitário Hélio Brito.

A produção que tem duração de 45 minutos abrange Tocantinópolis e Araguaína, sendo gravado 80% em Tocantinópolis, revelando ruas antigas, casarões, igrejas, idosos, etc.

Cônego João Lima foi um polêmico e idolatrado líder político e religioso que durante 50 anos guiou os destinos da segunda maior cidade goiana nas primeiras décadas do século XX. Amado por uns e odiado por outros, virou uma lenda em toda região tocantinense. Tem seu nome representado pela principal Avenida de Araguaína, a movimentada Cônego João Lima.

"João de Sousa Lima - o padre João da Boa Vista - era uma figura polêmica, de personalidade complexa, dessas que só os simplórios, na singeleza de seu raciocínio, sabiam entender sem indagações, nem questionamentos. Nele existiam três entes distintos: 1) o pastor de almas, guia espiritual da comunidade; 2) o líder político, amado por uns e por outros odiado; 3) e o comandante paramilitar, ao mesmo tempo desafiador e paternal, temido por quase todos".  Assim definiu o escritor Ney Walcácer Alves de Oliveira, em seu livro "Caminhos do Reencontro”.