Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Luciano Ribeiro
  • Prefeito de Paraiso do Tocantins, Moisés Avelino

Com investimento de R$ 1,7 milhão, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado, o governo realizou obras de terraplenagem e 60 mil m² de pavimentação asfáltica no Parque Industrial Álvaro Milhomem, localizado no setor Nova Esperança, em Paraiso do Tocantins.

O empresário Washington dos Santos, dono de uma empresa de frios, conta que era complicado conseguir pegar as mercadorias que tinham que ser entregues. “Nós tínhamos que ir até o posto pegar as encomendas, porque os caminhões não vinham até aqui deixar, tinham muitos buracos e, claro, que eles não queriam quebrar os carros deles. Hoje posso dizer que está uma maravilha, as mercadorias chegam em nossa porta”, conta. 

Com área de 213 m², dividida em 103 lotes, o local conta com 26 empresas instaladas e funcionando e mais 18 já estão em processo de instalação. 

Mais investimentos 

Ainda na cidade de Paraíso, o governo vai investir R$ 1,5 milhão na revitalização  do Distrito Agroindustrial José Antônio de Deus, com previsão de obras já no inicio do ano que vem. 

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, destacou que o Distrito Agroindustrial é importante não só para Paraíso, mas para o Estado, já que se localiza às margens da BR 153, próximo da Ferrovia Norte Sul e da futura hidrovia do Tocantins, o que desperta atenção de empresários locais e até de outros países.

“O governador [Siqueira Campos] pediu que déssemos atenção especial para todos os distritos e em especial aos de Paraíso. O projeto para as obras já foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e pelo governador e segue para licitação. Com as obras, vamos levar asfalto, meio fio, drenagem pluvial, energia, tudo pra dar condições do empresário se estabelecer no local. O governador já determinou que usássemos todos os recursos necessários para construção e ampliação de todos os distritos industriais do Tocantins”, disse.  

De acordo com o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, a parceria com o governo do Estado tem levado muitos benefícios para a cidade e incentivado o crescimento da economia. “Nós temos conseguido muita coisa com o Estado e essa obra feita no Álvaro Milhomem e a que vai ser feita no Agroindustrial já tem trazido e vai trazer mais empresários para investir aqui, o que tem gerado mais emprego, renda e o aquecimento da economia”, destacou.

Para Adailton Nogueira, contador de uma empresa que fabrica postes de concreto, a chegada do asfalto nas áreas que estão sem pavimentação vai trazer mais conforto. “Aqui está difícil porque no tempo de seca é poeira e no tempo de inverno é lama. Ficamos muitos felizes em receber essa notícia e desejamos que essa obra chegue logo”, disse. 

Já o gerente de uma empresa de beneficiamento de arroz, Aguilar Sales, diz que a revitalização da área vai fazer com que mais empresas se interessem em investir no local. 

Além de beneficiar os empresários, o asfalto também vai favorecer os estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus de Paraíso que passam pelo local e ainda enfrentam os buracos da área sem pavimentação.  

O distrito agroindustrial, que fica localizado na BR 153, Km 503, tem uma área de 1.281.800 m² e 199 lotes. Um total de 17 empresas nos ramos de frigoríficos, biodiesel, nutrição animal e beneficiamento de arroz estão instaladas no local. De acordo com informações da Diretoria de Indústria e Comércio, o distrito gera 1.700 empregos, sendo 90% diretos. (ATN)