Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

No Tocantins está prevista para os meses de janeiro e fevereiro de 2014 a implantação de testes rápidos para a tuberculose, em continuidade ao projeto de implantação nacional da Rede de teste rápido no Sistema Único de Saúde promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde/ Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

O projeto tem parcerias com as Secretarias Estaduais de Saúde e irá distribuir os equipamentos do sistema GeneXpert que diminui o tempo de resultado do exame de diagnóstico da tuberculose para 2 horas e ainda testa a resistência para Rifampicina, um dos medicamentos utilizados para o tratamento da doença.

A gerente de Núcleo de Doenças Respiratórias/ Tuberculose, Myria Coelho Adati Guimarães, explica que o equipamento irá oportunizar o diagnóstico da Tuberculose, diminuindo o tempo para início do tratamento. “O exame é feito a partir de uma amostra de escarro de sintomáticos respiratórios, antes eram utilizadas duas amostras que levavam até sete dias entre o resultado e início do tratamento”.

Myria conta ainda que o equipamento, que possui tecnologia importada, tem a capacidade de testar até 16 amostras de pacientes diferentes por vez e em um primeiro momento atenderá Palmas e municípios vizinhos. “O equipamento ficará no Laboratório Central do Tocantins com os profissionais que serão capacitados e atenderá a Região de Saúde de Capim Dourado, porém o exame de baciloscopia usual não deixará de ser realizado tanto em Palmas como nas demais cidades do Estado”, explica.

Doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos e sistemas. Anualmente, cerca de seis milhões de novos casos são diagnosticados em todo o mundo, ocasionando mais de um milhão de óbitos.

Os principais sintomas são a tosse prolongada por mais de duas semanas, febre, cansaço fácil, dor no peito, produção de catarro, sudorese, falta de apetite e emagrecimento. Em casos avançados a tosse pode ser acompanhada de sangramento. Percebendo os sintomas, a população deve procurar atendimento numa Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Números

Nos últimos cinco anos foram notificados no Tocantins: 2009 - 175 casos novos de Tuberculose; 2010 - 169 casos; 2011 - 175 casos; 2012 - 151 casos; 2013 - 165 casos (até 20/12/2013).