Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O ano de 2013 foi de muitas conquistas no setor de Desenvolvimento Tecnológico, ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). Dentre as ações de maior peso, está à viabilização de uma emenda parlamentar para aquisição de 1.126 máquinas e equipamentos do Programa Terra Forte, através do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC). Os equipamentos, destinados à agricultura familiar, foram entregues entre os dias 08 de novembro e 09 de dezembro a todos os 139 municípios do Estado. 

A partir de agora, as prefeituras que são responsáveis pela manutenção e o pagamento do servidor que irá manobrar e manusear os equipamentos, farão o agendamento do atendimento às famílias conforme a demanda. Com a medida, foram beneficiadas cerca de 30 mil famílias, totalizando aproximadamente 120 mil pessoas atendidas. Cada município recebeu um kit composto por um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrasto e uma plantadora adubadora. Também foram adquiridos pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco.

Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, a aquisição das máquinas e equipamentos irá facilitar e muito a vida do homem no campo, que muitas vezes não tem dinheiro para alugar ou muito menos comprar implementos. “A agricultura familiar no Brasil é responsável por 70% dos alimentos que chegam às mesas dos consumidores, por isso é tão importante dar este apoio para a produção”, disse o secretário.

Plano ABC

Além da emenda que viabilizou a aquisição dos equipamentos do Terra Forte, várias outras ações foram desenvolvidas dentro do Plano ABC em 2013. “Este ano foram realizadas reuniões técnicas de intercâmbio em Brasília e Manaus, além das reuniões feitas no Tocantins”, frisou o responsável técnico pela área de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Fernando Garcia, acrescentando que o Plano ABC-TO foi estruturado junto ao Grupo Gestor no Estado para ser colocado em prática em 2014, bem como as minutas de decreto, portaria e regimento interno para regulamentação do projeto.

Agrotins

Para Garcia, assim como a efetivação do Plano ABC, outra grande expectativa para 2014 é a realização da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2014, que a cada edição bate novos recordes de participação e movimentação financeira. “A temática do próximo ano já foi definida, que é a agricultura familiar, setor bastante importante para o Estado. Teremos várias novidades, como o asfalto do acesso ao Centro Agrotecnológico de Palmas e a ampliação do estacionamento e da rede de energia”, frisou, acrescentando que o local é utilizado não apenas durante a Agrotins, mas o ano todo, para visitas técnicas de estudantes, pesquisadores e profissionais da área. (Ascom/Seagro)