Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A coordenação do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, apresentou ao Comando Geral da Polícia Militar, o relatório das atividades desenvolvidas em todo o Estado durante o ano de 2013. Em seus 11 anos de existência o Proerd soma 236.784 atendimentos.

Neste ano o programa contou com 132 instrutores policiais militares voluntários, que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e também na comunidade envolvendo pais, professores, alunos e comunidade.

Durante o ano de 2013 estes policiais atenderam em 41 municípios tocantinenses, um total de 44.090 alunos das escolas estaduais, municipais e privadas.

Segundo o coordenador operacional, Tenente Fernando Gomes Oliveira, o gasto com cada aluno do Proerd, foi em média R$ 6,10, enquanto que para recuperar uma pessoa viciada o governo gasta cerca de R$ 20 mil por ano.

O Proerd atendeu ainda este ano 205 pais de alunos, totalizando até agora 2.590 pais orientados no combate as drogas e a violência.

Além dos atendimentos com as lições do Proerd foram realizadas 150 palestras sobre drogas, disciplinas bullyng, direitos e deveres do cidadão, importância do relacionamento entre pais e filhos, educação para o trânsito, dentre outros.

Atividades extras

Projeto de intervenção da segurança escolar, visita no CAPS e unidade terapêutica, participação da abertura da Semana Nacional e Estadual sobre drogas, visitas técnicas nas coordenações regionais, caminhada contra as drogas, participação no II Encontro Técnico de Coordenadores do Proerd, recebimento de certificado da Senad, Lei Estadual Nº 2.755, I Encontro do grupo de trabalho de pedagogos do Proerd, curso de mentor em Brasília, concurso de cartazes, capacitação de mentores em Porto Alegre-RS, seminário em comemoração aos 15 anos do Proerd de Rio grande do Sul, Termo de Cooperação para captação de recursos.

No final do segundo semestre foi realizada uma avaliação dos instrutores do Proerd, através da Intranet da PMTO, com a participação de diretores, professores e alunos de 25 escolas selecionadas, e o resultado foi 100% positivo. (Ascom PMTO )