Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

As expectativas da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) são as melhores para 2014 quando o assunto é o Programa de Desenvolvimento para a Região Sudoeste do Estado (Prodoeste). A partir da abertura do processo de pré-qualificação das empresas neste mês de dezembro, que visam participar da licitação internacional e que irá escolher a responsável pelas obras, espera-se que até o fim do primeiro trimestre de 2014 a licitação seja concluída e as obras iniciadas. O Prodoeste é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O contrato de empréstimo foi assinado pelo governador Siqueira Campos, em agosto de 2012, no valor total de US$ 99 milhões.

Para o secretário Jaime Café, o Prodoeste é um projeto que promete muito desenvolvimento para o Tocantins. “A demanda pelos grãos da região é muito grande. O arroz produzido lá é de boa qualidade e vai praticamente para todos os estados das regiões Norte e Nordeste”, destaca. Ele lembra ainda da concepção ambiental do Prodoeste: “é um projeto pensado para uma região onde já existe uma tecnologia e mercado seguro. Há também uma concepção socioambiental também muito forte, feito com todo cuidado, respeitando as biodiversidades da região”, diz.

O diretor da Unidade de Gerenciamento do Prodoeste (UGP), José Inácio da Silva Filho, explica que além da barragem, o projeto executivo que está em andamento, prevê também a melhoria da malha rodoviária de escoamento, bem como a implantação do sistema de esgotamento sanitário e aprimoramento do sistema de abastecimento de água do município de Pium. Além do quesito econômico, toda a população do município será beneficiada pelo Prodoeste no social e na saúde.

Segundo a UGP, no início do mês de agosto, cinco manifestações de interesse foram lançadas e em cerca de 40 dias estarão finalizadas.  O valor investido, até o momento totaliza R$ 6.171.824,83.

A expectativa também é bastante elevada por parte da população da cidade de Pium, com a perspectiva de incremento no comércio, a valorização dos imóveis, além dos investimentos que deverão ser feitos na área de saneamento básico com a implantação de sistema de esgotamento sanitário, melhoria do sistema de abastecimento de água do município e implantação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos (aterro sanitário) em substituição ao lixão existente, melhorando a qualidade de vida da população.

Programa

O Prodoeste está estruturado em três componentes, sendo o primeiro com a infraestrutura produtiva e complementar; o segundo com a promoção e apoio ao desenvolvimento regional e o terceiro na gestão ambiental, de recursos hídricos e fortalecimento institucional. Irá beneficiar diretamente 14 municípios e pretende melhorar a oferta hídrica, voltada para potencializar o plantio de grãos e frutas na região das várzeas.

Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas as construções de barragens nos rios Pium e Riozinho, contemplando 27 mil hectares beneficiados com subirrigação, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas. (Ascom/Seagro)