Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos relembrou ontem, 03, data de nascimento de Luis Carlos Prestes, a importância do "Cavaleiro da Esperança" para mudanças que revolucionaram o País. Ao liderar a coluna Miguel Costa-Prestes, em 1925, ao lado de outros bravos e idealistas, como Antônio de Siqueira Campos, Astrogildo Pereira e tantos outros, Luis Carlos Prestes criou as condições para a revolução de 1930, que trouxe avanços como o voto da mulher e as leis trabalhistas.

O governador Siqueira Campos orgulha-se de ter sido office boy de Luis Carlos Prestes, em 1945, no Rio de Janeiro. "Com ele aprendi muito", disse Siqueira. "Com apenas dezesseis anos eu ficava embevecido em ser encarregado de colocar nos correios as correspondências de Prestes para as maiores lideranças comunistas do mundo, como Mao Tsé Tung e Dolores Ibaburry, a La Pasionária", finalizou.

Luis Carlos Prestes nasceu no dia 03 de janeiro de 1898, em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Liderou em 1925 a grande marcha cívica que percorreu 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, à frente de 1.500 homens, passando inclusive pelo hoje Estado do Tocantins e sul do Maranhão, indo dispersar-se na Bolívia. O resultado das ações da Coluna Invicta foi à queda do Governo Central da República culminou com a derrubada do Presidente da República e com o início de reformas que modernizaram o país. Em 2012 Prestes foi eleito um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos em pesquisa realizada pelo SBT e pela BBC. (ATN)